Aeroporto de Chapecó: Governo anuncia novo terminal de passageiros
‘’Foi uma conquista do Oeste’’, disse o secretário Regional Américo do Nascimento Júnior sobre o anúncio feito pelo governador de SC, Raimundo Colombo, e pelo prefeito de Chapecó, José Caramori, para construção do novo terminal de passageiros no Aeroporto Municipal de Chapecó ‘Serafim Enoss Bertaso’’ e a instalação de um equipamento ILS categoria 1, que permite reduzir problemas de pousos e decolagens por causa de condições climáticas.
Os investimentos são de R$ 35 milhões através do Governo Federal. O secretário Américo informa que o anúncio foi feito após audiência em Brasília com o governador Raimuindo Colombo, o prefeito de Chapecó, José Caramori, e ministro da Aviação Civil, Elizeu Padilha.
Agora, o projeto final será apresentado à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ainda neste mês de abril. Após esta aprovação, o Governo Federal trabalhará no processo licitatório. O prefeito Caramori destacou que o aeroporto de Chapecó é prioridade dentro os aeroportos regionais do Brasil e a área para a construção já está definida, de acordo com as regras estabelecidas pelo Novo Plano Diretor do Município.
O governador destaca que as notícias são muitos boas para SC, já que foram anunciadas importantes conquistas para os aeroportos do Estado, especialmente o de Chapecó. Estruturas como as de Chapecó são estratégicas para a economia e o desenvolvimento regional e estadual.
De acordo com o miniastro Eliseu Padilha, a execução do projeto seguirá o padrão técnico que será utilizado nos novos aeroportos regionais. Além disso, será o primeiro aeroporto a contar com o sistema ILS (do inglêsInstrument Landing System) de navegação aérea – é um sistema de operação por instrumentos, ideal para aquela região que sofre com constantes nevoeiros e que impedem pousos e decolagens no aeroporto de Chapecó.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}