Educação atualiza e apresenta o currículo da educação básica em Chapecó
O resultado das discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina, culminou na atualização da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica. O documento foi apresentado nessa quinta-feira, 4, na Unochapecó, em Chapecó, pelo diretor de Ensino Superior da Secretaria da Educação Gilberto Agnolin.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Jr., autoridades educacionais, professores, consultores, estudantes e representantes de universidades também participaram do ato.
Com o material elaborado e distribuído para educadores de todo Estado, a discussão prossegue nas escolas em 2015 com a atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cada escola. A atualização da Proposta Curricular foi trabalhada em cima de três grandes eixos: o percurso formativo do aluno, como vai ser formado, a orientação sobre educação integral e como os temas da diversidade devem ser tratados na escola.
“O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula a partir de 2015, contempla as novas perspectivas e propostas contemporâneas para educação. Também vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Estadual (PEE) e Nacional de Educação (PNE) e está sendo visto como um exemplo a ser seguido por outras unidades da federação”, comentou Gilberto.
Para a elaboração e construção da nova Proposta Curricular houve a mobilização de todos os professores catarinenses através de webconferências, por meio de uma plataforma virtual e em seminários presenciais. O caderno estará nas mãos dos professores no início do ano letivo de 2015, com o enfoque do percurso formativo do estudante, desde a educação infantil até o ensino médio. O grande avanço do caderno é a atualização de temas como relações de gênero, educação ambiental, especial, do campo étnico-raciais e indígenas, sendo abordadas de forma interdisciplinar, em cada área do conhecimento.
“Planejar é fundamental para uma educação de qualidade. O Governo do Estado e a Secretaria da Educação estão dando um passo muito importante na consolidação do ensino-aprendizagem em Santa Catarina. Este caderno com a nova Proposta Curricular será um avanço para alunos e professores”, destacou Américo.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}