Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Chapecó realiza...

Escola de Chapecó realiza Recital Poético com obras de Carlos Drummond de Andrade

chapeco - recital poetico 20141028 1516859913

A EEB Valesca Carmen Parizotto, de Chapecó, realizou nos dias 23 e 24, pelo sexto ano seguido, o Recital Poético da escola. O projeto tem o objetivo de inserir o aluno no universo da linguagem poética, explorar os sentidos da palavra ao limite, revelar significados escondidos e fazer uso dos recursos poéticos existentes. No início, o recital se restringia apenas à sala de aula, mas há três anos todos os alunos de 6ª a 8ª séries do Ensino Médio participam do evento.

“A poesia apresenta-se como uma ferramenta para trabalhar as habilidades de comunicação e expressão, leitura e produção textual, além de explorar a criatividade ao ser associada no processo de aprendizagem que permite labutar com a capacidade imaginativa do aluno, pois o incentiva a explorar a objetividade do real”, comenta o diretor da escola Daniel José da Silva.

O primeiro passo do recital é a seleção de escritores, bem como os textos proponentes ao estudo. Os recursos linguísticos, as composições frasais e o estilo poético também são analisados. Os alunos sobem ao palco para recitarem poesias de autores consagrados ou produzidas por eles. Neste ano foram selecionadas as obras poéticas de Carlos Drummond de Andrade.

“A partir da colaboração dos estudantes a proposta tornou-se mais dinâmica e a escolha dos autores mais eclética. Olavo Bilac, Vinícius de Moraes, Renato Russo, entre outros deram o olhar plural, que pode ser percebido para além das poesias, pois música, valsa e interpretação poética foram inseridas ao projeto” explica a coordenadora do recital, professora Izabel Terezinha da Rosa.

Para o aluno Gian Carlos Hartmann a experiência no Recital Poético tem sido bastante reveladora, ajudando muitos estudantes com relação à timidez, principalmente. “A gente fica mais participativo. É uma forma de aprender e também de mostrar nossos talentos”.

O diretor da escola destaca ainda que a estratégia de inserir poesia ao ensino, melhora a comunicação interpessoal no grupo escolar e nas relações familiares evidenciadas pela participação dos pais e a valorização daquele momento especial.

{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}