Deschamps conversa com diretores da regional de Chapecó
Cumprindo roteiro por todas as secretarias de Desenvolvimento Regional, o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, realizou nesta sexta-feira, 19, em Chapecó, a 25ª reunião com os diretores das escolas da rede estadual de ensino. O objetivo dos encontros é avaliar os projetos implantados em Santa Catarina e o andamento de cada programa, além de conversar com os gestores – na regional são 43 escolas estaduais – e a equipe da Gerência de Educação sobre os avanços obtidos e também ouvir dúvidas, sugestões e os problemas de cada unidade escolar. O diretor de Educação Superior, Gilberto Luiz Agnolin, acompanhou o secretário na reunião realizada no auditório da SDR de Chapecó.
“Essa conversa é importante para compreender de perto como está à realidade em cada regional. Saber o que está funcionando e onde precisamos avançar mais. A avaliação dos encontros é muito positiva, pois temos avançado em muitas situações”, destacou Deschamps. As formações e capacitações realizadas com os professores e gestores, além do Cartão de Pagamento disponibilizado para as escolas, foram apontados pelo secretário como ações positivas que estão fazendo a diferença na qualidade da educação do Estado.
Deschamps também falou das obras e melhorias que estão sendo feitas nas escolas. São mais de 700 unidades escolares beneficiadas. “São obras já concluídas ou em andamento. Reformas e ampliações de escolas que vão dar mais qualidade no ensino dos alunos. Aqui em Chapecó temos o exemplo da EEB Lara Ribas, que foi entregue este ano e agora temos mais três obras em andamento: as ampliações das escolas Valesca Parisotto e Nelson Horostecki e a construção da nova escola padrão do Ensino Médio para atender mais 702 alunos”.
Sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Deschamps sugeriu que sejam realizadas reuniões regionais para troca de experiências. Ele explicou ainda sobre o aumento salarial dos professores, entre 60% e 170%, e a aplicação da lei do piso. Durante a reunião também foram abordados outros assuntos como a consolidação do ensino fundamental de 9 anos, através do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC); Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), para atendimento a alunos com déficit de aprendizagem; ampliação do Ensino Integral – médio e fundamental; e o novo processo de seleção de diretores com participação da comunidade.
Visitas
O secretário Eduardo Deschamps, acompanhado da gerente de Educação de Chapecó, Maria de Lurdes Seben, visitou a EEB Irene Stonoga, onde conheceu o projeto Café Literário, um programa de literatura desenvolvido na escola para incentivar a leitura nos alunos. Ele também foi conhecer o modelo de gestão da EEB Saad Sarquis e visitou a obra da nova escola padrão do Ensino Médio, que está sendo construída na Av. Getúlio Vargas, na antiga sede do Deinfra, Bairro Passo dos Fortes.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}