Obra de ampliação do Hospital Regional do Oeste atinge 30% de conclusão
Com pouco mais de um ano em andamento, a obra de ampliação do Hospital Regional do Oeste atinge 30% de conclusão. O percentual é considerado dentro da normalidade, já que esta é a etapa mais demorada. Iniciada em julho de 2013, com prazo de 24 meses para ser entregue, a obra vai aumentar a capacidade de atendimento em mais 156 novos leitos, transformando o HRO no maior hospital público de Santa Catarina. Mais de R$ 31 milhões estão sendo investidos, sendo que R$ 6 milhões são para a aquisição de equipamentos.
Segundo informações do gerente técnico da empresa responsável, Eduardo Bedin, 60 funcionários trabalham no local nesta etapa da obra. A estrutura em concreto armado já atinge o piso do último pavimento, faltando apenas à laje de cobertura e o heliponto para concluir este serviço. “Os trabalhos de alvenaria estão no 6º pavimento e as instalações elétricas, hidráulicas, esgoto pluvial, gases medicinais, climatização e preventivo contra incêndios estão andando conforme a finalização de cada andar”, explica. Os trabalhos de reboco e contra piso também estão em andamento.
Com a ampliação, o número de leitos no hospital, que hoje é de 319, passará para 475 – o prédio terá nove pavimentos ao todo. São 20 novos leitos para a UTI geral, 10 leitos para UTI pediátrica, sete para o setor de coronária e mais 12 salas cirúrgicas. No setor de Alta Complexidade, a obra vai contemplar 37 leitos para tratamento intensivo, 56 leitos na Oncologia longa duração, 36 leitos para Quimioterapia curta duração e mais 27 leitos para recuperação pós-cirúrgica.
“É uma obra muito importante e muito esperada pela sociedade. Ampliar o HRO significa dar mais atenção à saúde das pessoas e melhorar ainda mais o atendimento. Será um avanço para toda população da grande região Oeste e também de outros estados que são atendidas aqui”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior.
O HRO é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira. Atende atualmente 92 municípios da região Oeste de Santa Catarina e mais 26 municípios do Paraná e Rio Grande do Sul, num total de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}