Professores de geografia participam de curso de formação continuada em Chapecó
A Gered da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó realizou na última semana o primeiro encontro sobre o projeto de extensão “Elaboração de Caminhos Pedagógicos a partir de diálogos sobre o Ensinar e Aprender Geografia na Educação Básica”. A gerente de Educação Maria de Lurdes Seben e a supervisora de Educação Básica e Profissional, Maria Salete Perin, coordenaram os trabalhos realizados na sede do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) em Chapecó.
O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e coordenado pela professora Adriana Maria Andreis com a colaboração do professor Willian Simões. Ao todo, 30 professores de Geografia, que atuam nas escolas de ensino fundamental e médio da região, participaram do encontro. “No total serão cinco encontros ao longo do ano letivo e além das 24 horas presenciais, outras 24 serão desenvolvidas à distância, por meio de um blog”, comenta a gerente Maria Seben.
O projeto tem como objetivo pensar o planejamento de aula como um caminho pedagógico, retomando à importância do plano de aula como a chave de abertura que contribui para a reflexão acerca do processo de ensinar. A ideia é desencadear uma reflexão sobre as estratégias para a organização das aulas e dos próprios professores.
Além disso, o curso visa oportunizar o estudo e reflexão sistemática sobre as categorias e os conceitos geográficos que sustentam a análise no fazer diário do professor; estudar, debater e analisar a importância do planejamento das aulas na perspectiva dialógica; analisar a relação entre o planejamento de caminhos pedagógicos e sua evolução na aula; compreender a importância do processo de investigação-ação na constituição do ser professor de Geografia na educação básica; e aproximar universidade e escola.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}