Copa do Mundo vira tema de escola em Chapecó e alunos desenvolvem trabalhos em sala de aula
Cantar o Hino Nacional uma vez por semana antes do início das aulas já é tradição e faz parte da grade curricular dos 850 alunos da Escola de Educação Básica Saad Antônio Sarquis, do Bairro Cristo Rei em Chapecó. Mas nesta época de Copa do Mundo no Brasil, professores, direção e alunos entraram ainda mais no clima da competição. Em todas as disciplinas foi incrementado o assunto mais falado no momento e diversos trabalhos foram desenvolvidos com relação ao tema.
Com o título ‘Uma Visão Multidisciplinar de Nossa Copa’ a escola está resgatando o sentimento de cidadania junto à comunidade escolar em geral. “Nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a real situação política e econômica na qual se encontra o nosso país que é sede de um evento com tamanha magnitude. Com isso, poderemos fazer uma discussão sobre a relevância desta confraternização mundial entre os povos”, comenta o diretor da escola Carlos Casonatto.
>>>> Para ver mais imagens acesse a galeria
Os objetivos do tema proposto são conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada país envolvido no evento, sabendo mais das suas tradições e da história das Copas. Além disso, os alunos também aprenderam a compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo, identificando as cidades sedes das seleções, bem como o Estado em que estão inseridas.
Na metodologia elaborada, cada disciplina desenvolveu um tipo de trabalho. Nas aulas de Língua Portuguesa e Educação Física, por exemplo, foram produzidos cartazes informativos sobre os jogos do Brasil. Também como tema de Língua Portuguesa foram confeccionadas cruzadinhas e palavras cruzadas relativas à Copa. Juntamente com os professores de Artes, Inglês e História foram debatidos assuntos sobre músicas que abordam o tema futebol e produzido cartazes com desenhos de mascotes e bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo.
Envolvendo outras disciplinas também foram feitas pesquisas sobre a realidade social dos 32 países participantes; apresentação de comidas típicas, danças e folclore em geral dos povos; costumes e linguagens; localização geográfica e espacial de cada país; religião; futebol e gênero; relação entre a prática esportiva e a saúde; políticas de fronteira e a composição química dos elementos – gramado, roupas, bola e chuteira. “Tivemos o envolvimento de todos os alunos, de todas as turmas e professores regentes, além dos funcionários da escola. Queremos que, a partir deste projeto, a comunidade escolar possa ter uma visão mais ampla e crítica sobre a realização da Copa em nosso país”, ressalta Casonatto.
“Através deste projeto, os alunos estão tendo a oportunidade de entrar em contato com diferentes linguagens e culturas. Através do Português, da Geografia, da História, enfim, de todas as disciplinas, eles podem conhecer um pouco mais sobre cada país, estimulando o seu sentimento de patriotismo”, destaca a gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Maria de Lurdes Seben. As atividades relativas à Copa do Mundo na EEB Saad Sarquis prosseguem até o final do evento.
{article Douglas Dorneles – SDR Chapecó}{text}{/article}