Escolas da Regional Canoinhas recebem tablets do Programa Jornal e Educação
Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 15, na sede da Gerência de Educação de Canoinhas, a entrega de quatro tablets para escolas estaduais da Regional de Canoinhas que participaram do Programa Jornal e Educação, realizado pelo Grupo RBS em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio dos jornais Diário Catarinense e A Notícia.
As duas escolas que receberam a premiação – dois tablets para cada instituição- são as Clementino Britto, de Porto União, através do diretor Roberval Alves de Lima; e a General Osório, de Três Barras, através da diretora Janaína dos Santos.
O Programa reforça a interação digital nas escolas. Foram entregues 240 tablets para 120 escolas da rede estadual de todas as regiões do Estado. O Programa é desenvolvido desde 2013, com ações nas mais de mil escolas da rede estadual.
Durante a entrega, a gerente de Educação de Canoinhas, Tania Mara Medeiros, destacou que os equipamentos serão utilizados pelos professores e alunos para fins pedagógicos, tendo, além do jornal digital, o acesso a plataforma educacional digital, que traz notícias publicadas no jornal lincadas a grade curricular escolar. “São diversos conteúdos com diversos programas educativos que podem ser trabalhados dentro da escola, na sala de aula, com aulas mais dinâmicas e criativas”.
Secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, que participou da entrega, parabenizou as escolas da Regional e incentivou a participação em ações como essa. “Todos ganham participando de programas educacionais como esse. A escola, seus professores e alunos, que, além de aprender mais, ainda são beneficiados com ferramentas muito importantes para um bom estudo”, finalizou.
Sobre o uso dos tablets nas escolas
Além da sala de aula, o tablet também será utilizado na contagem da alimentação escolar. Até o 1º semestre desde ano, a forma de contagem das refeições servidas era exclusivamente por meio de fichas coloridas, contadas por servidor da escola. Mas para ter maior transparência, agilidade e economia neste processo foi desenvolvido um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos.
A partir da utilização da câmara digital dos tablets será feita a leitura do QR Code, disponibilizado na Carteira de identificação Estudantil, emitida pelo SISGESC, e o registro automático da refeição consumida pelo estudante no sistema. Os dados serão transferidos do tablet, de forma automática, para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}