Escola de Canoinhas complementa alimentação escolar com verduras colhidas da própria horta
O trabalho da horta escolar, desenvolvido na Escola de Educação Básica (EEB) Rodolfo Zipperer, em Canoinhas, tem objetivo de conscientizar os alunos sobre saúde alimentar, revendo conceitos sobre o que eles utilizam como alimento, complementando a alimentação escolar. O objetivo foi implantar uma horta, utilizando composto orgânico, semeada e cultivada pelos próprios alunos, envolvendo as turmas das 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries.
Para a construção da horta, determinou-se o espaço físico, a construção e preparo dos canteiros, o plantio, a manutenção e colheita das hortaliças. Foram utilizados pneus na confecção dos canteiros, e os alunos puderam observar que o uso remete à ideia de reutilização.
Segundo o diretor da escola, Lauro Friedrich, as hortas escolares oferecem oportunidade de uso dos produtos gerados e são um campo de trabalho interdisciplinar na escola. “Dentre os resultados, observou-se grande motivação e participação dos alunos, em todas as etapas de construção dos canteiros, preparação da terra, adubação e plantio. As atividades realizadas também aumentaram a capacidade de trabalho em equipe e a responsabilidade dos alunos”, destaca.
A horta escolar, em conjunto com as atividades de educação ambiental, auxiliam na formação da consciência, do respeito e de um maior cuidado para a conservação do meio ambiente.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}