Público lota abertura do Seminário de Desenvolvimento Regional da Amplanorte
Iniciou na noite desta quinta-feira, 23, em Canoinhas, o 3° Seminário de Desenvolvimento Regional da Associação dos municípios do Planalto Norte (Amplanorte). O evento teve sua abertura no auditório do Planalto Hotel, com um público de aproximadamente 130 pessoas, representantes dos dez municípios que compõem a Associação.
O objetivo do encontro deste ano é apontar estratégias para o desenvolvimento da região, promovendo a redução das desigualdades e um dinamismo de crescimento mais expressivo, ativando as potências e explorando a diversidade da região.
Os municípios envolvidos no Seminário são os de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras. Os dez municípios buscam em conjunto, dotar a região das condições necessárias (infraestrutura, crédito, tecnologia, entre outras) ao aproveitamento das oportunidades econômico-produtivas para o desenvolvimento.
O evento teve em sua abertura, uma explanação feita pelo prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria, que também é coordenador do Plano de Desenvolvimento Regional PDR/Amplanorte, que falou sobre os trabalhos desenvolvidos até o momento no Plano.
Em sua fala, o secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, que no ato representou o governador Raimundo Colombo, destacou a potencialidade da região, as conquistas que ainda podem ser alcançadas, e falou do novo programa do governo “Crescendo Juntos” que visa impulsionar diversas regiões do Estado menos favorecidas, incluindo a região de Canoinhas. “Não podemos dizer que somos uma região pobre, pois temos aqui terra boa e gente trabalhadora, mas precisamos sim, alavancar nossa economia, criar oportunidades, e eventos como esse, e o novo programa do Governo, só somam para o nosso pleno desenvolvimento”, destacou Martin.
O prefeito de Três Barras e presidente da Amplanorte, Eloi José Quege, destacou em sua fala as conquistas que todos os prefeitos da região já tiveram na luta constante e conjunta. “Vamos estimular nossa região, explorando todas as potencialidades. Um evento como esse dá continuidade ao que todos os prefeitos lutam e esperam, o pleno desenvolvimento regional”, finalizou.
Logo após a abertura, o público prestigiou a palestra do engenheiro agrônomo e mestre em Gestão e Políticas Ambientais, Paulo César Arns, que falou sobre “O Planejamento como estratégia para promover o desenvolvimento regional”. Em seguida foi lançado o livro “Território, Governança e Desenvolvimento Territorial”, de autoria do professor Valdir Roque Dallabrida.
Na sexta, 24, durante todo dia na UnC, em Marcílio Dias, foram montados grupos de trabalho para discutir e elencar as prioridades da região.
O evento é realizado pela Amplanorte, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Governo do Estado, através das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Canoinhas e Mafra. Conta com o apoio da Auto Pista Planalto Sul; Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas; Universidade do Contestado – Camppi Canoinhas e Mafra; das Associações Empresariais de Canoinhas, Mafra e Porto União; e do Território da Cidadania Planalto Norte, além do Programa SC Rural.
Também participaram da abertura, o prefeito de Três Barras e presidente da Amplanorte, Elói José Quege; o secretário executivo regional da ADR Mafra, Abel Schroeder; o diretor executivo da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda; o especialista em política públicas e gestão governamental do Ministério da Integração, Luiz Paulo de Oliveira Silva; o diretor de desenvolvimento regional da secretaria de Estado de Planejamento, Norton Flores Boppré; o representante da Fecam, Emerson Souto; e o deputado estadual Antônio Aguiar; além de diversas autoridades de toda região.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}