De Lacerdópolis para o mundo: atleta de xadrez poderá disputar mundial na Rússia
Com pouco mais de 2,2 mil habitantes, Lacerdópolis é um município catarinense pequeno, somente na população. Lá se encontra uma gigante do xadrez, de apenas 12 anos. O nome dela é Maria Eduarda Gomes, e mesmo tão nova, ela já tem uma vasta experiência com o Xadrez. Representando o município de Lacerdópolis, da ADR Joaçaba, Maria Eduarda jogou pela manhã desta sexta-feira, 17, e já venceu sua primeira partida. Até o final da etapa regional Centro dos Jogos Escolares (Jesc), iniciada em Porto União nessa quinta, 16, ela tem mais seis jogos até domingo.
A atleta de Lacerdópolis já tem em seu currículo experiência de participar dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc); Olimpíadas Escolares de Santa Catarina (Olesc); Joguinhos Abertos de Santa Catarina, sendo vice-campeã individual em 2015. Também ficou em 1° lugar nas etapas microrregional e regional dos Jesc 12 a 14 anos, em 2015, e 4° lugar na etapa estadual do evento. Neste ano também obteve a 1ª colocação na etapa microrregional.
Em 2014, participou também do Mundial de Xadrez Escolar, em Juíz de Fora – MG, obtendo a 7° classificação. Neste ano, se tornou vice-campeã brasileira Sub-14 feminino, em disputa realizada no mês de maio em São Sebastião do Paraíso – MG, competindo com 22 jogadoras de oito estados brasileiros.
Agora Maria Eduarda sonha mais alto, e conta com a ajuda de professores e da comunidade de Lacerdópolis. Ela poderá disputar o Mundial de Xadrez, que neste ano acontece nos meses de setembro e outubro, na Rússia.
“Estamos em busca de patrocínios, realizando promoções junto a amigos, família, escola, para que eu possa participar desse grandioso evento mundial. Estou com muita esperança de poder ir lá e competir com os melhores”, destaca a atleta, entusiasmada.
Sobre os Jesc ela também se diz muito esperançosa. “ Vou lutar para me classificar para etapa estadual. Preciso me concentrar e fazer o que já sei. Ficarei muito feliz de representar meu município no Estadual, e quem sabe também na etapa nacional”, finaliza.
A alteta, estuda no 8° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) Joaquim de Agostinho e veio acompanhada da professora Andressa Gabriela Flamea.
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}