Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos do Ensino Médio...

Alunos do Ensino Médio Inovador de escola de Canoinhas participam de aula prática diferenciada

emi almirante barroso 20160427 1258563942

Com o objetivo de oportunizar aos alunos do Ensino Médio Inovador (EMI) da Escola de Educação Básica Almirante Barroso, em Canoinhas, foi realizada na última semana uma aula diferenciada, com a participação de professores e alunos, com ensino teórico e prático. As aulas diferenciadas aconteceram na sede da Universidade do Contestado (UnC) Campus Canoinhas, no distrito de Marcílio Dias.

Aproximadamente 160 alunos do 1° ano do EMI participaram de experiências além da sala de aula. Diversas atividades pedagógicas foram trabalhadas, abordando temas das disciplinas de Biologia, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, Química, Física e Xadrez, com apoio em campo dos professores de Robótica e Orientação de Convivência.

Entre as atividades realizadas, destacaram-se as da trilha ecológica “José Hilário Koehler”, com instrução prática de zoobotânica, ecologia, formação do solo e corrida de orientação espaço – geográfica com o uso de bússola (com trabalho em equipes, integrado à gincana anual de turmas, complementando os conteúdos já ministrados em sala de aula). Também foram desenvolvidas atividades esportivas de futebol suíço, slackline, voleibol na grama, aulão de “move dance” e xadrez gigante.

Ainda durante o dia de aula diferenciado, os alunos realizaram experiências de química (areia movediça, bolhas de sabão gigantes, explosão de cores, “dinheiro que não queima”, entre outras), e almoço de integração entre as turmas, realizado pelos próprios alunos e professores.

Professores e direção escolar avaliaram que com a aula diferenciada, o ambiente melhora, com a participação e com o comprometimento dos alunos e professores na construção do conhecimento coletivo e inovador.

Alunos falam sobre experiência do dia de aula diferenciado

emi almirante barroso 20160427 1043258009“A saída foi uma boa alternativa para a educação, tanto pelo fato de ser uma forma diferente de se aprender, fora de uma sala de aula fechada, quanto pelo fato de que os alunos mostraram grande responsabilidade e competência com a atividade e, consequentemente, mostraram que são bons alunos e que atividades divertidas assim podem ocorrer mais vezes”, diz Ashley da Rocha.

“É sempre bom ter atividades diferentes para que os alunos tenham mais interesse pelas matérias, resultando melhor desempenho em seus conhecimentos. Pela organização e desempenho das turmas, acreditamos que devemos ter mais oportunidades desse tipo”, afirma, Jeane Machado Rocha.

“Ajudou-nos no rendimento escolar proporcionando maior conhecimento de forma positiva”, salienta Maria Eduarda Fink.

“A saída influenciou a percebermos a diversidade ecológica e cultural. Foi algo fora do comum, fora da sala e da escrita. Proporcionou a união das turmas, o conhecimento geral e as amizades novas. Foi muito bom e divertido”, conclui  Esheley Froggel.

{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}