Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos da Escola Irmã...

Alunos da Escola Irmã Maria Felícitas, em Canoinhas, participam do projeto de ginástica laboral

alunos da escola irma maria felicitas participam do projeto de ginastica laboral 20160418 1598287775

Desde 2014, a Escola de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas, vem realizando um trabalho pioneiro nas escolas estaduais da região. A crescente preocupação com saúde e desempenho dos alunos na escola e as atividades mais comuns entre adolescentes – sedentárias, que não exigem grandes esforços, oferecidas por televisão e internet – fez com que a professora da instituição, Mariana de Lima Lacowicz Wachinski, idealizasse o projeto de ginástica laboral para os estudantes da escola.

“Essa foi uma ótima oportunidade de quebrar a rotina escolar, estimulando física e mentalmente os estudantes, além de prevenir problemas como estresse e sedentarismo”, explica Mariana. A professora também explica que foi organizada uma sequência pedagógica e didática, que além de privilegiar conteúdos curriculares integrados, oportunizasse a investigação de um tema que relacionasse saúde e bem estar com atividades físicas dentro da escola.

Os alunos do segundo ano do ensino médio, em um primeiro momento, nas aulas de Biologia estudaram a função, funcionamento e localização da musculatura no corpo humano para terem melhor entendimento da importância da estimulação corporal. Estudos bibliográficos também ajudaram os alunos a adquirirem conhecimento sobre a ginástica laboral. Foi recebida ainda a visita de uma profissional do Serviço Social da Indústria (Sesi), habilitada em Educação Física, que destacou as grandes vantagens da ginástica laboral nas empresas e também realizou o primeiro contato prático com os alunos. Houve também aplicação de questionário com funcionários e professores, totalizando 440 entrevistados, sendo 239 pessoas do sexo feminino e 201 do sexo masculino.

A professora e idealizadora do projeto, explica que a ginástica laboral na escola se mostrou eficiente em vários eixos. “Tivemos a quebra da rotina e monotonia, trazendo à realidade da comunidade escolar uma possibilidade interessante ao integrar diferentes áreas do conhecimento, como nas disciplinas de Biologia, Matemática, Física, Química e Educação Física”, enfatiza Mariana.

As atividades de ginástica laboral acontecem na escola desde 2014, semanalmente, em dias alternados na semana e sempre na primeira aula. As aulas são realizadas por aluno-guia, treinados pela professora Mariana. Tem a duração aproximada de cinco minutos e, depois, todos os alunos e equipes da escola retornam às atividades diárias.

{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}