2ª Seminário do Programa Planorte Leite é realizado em Canoinhas
Foi realizado durante a manhã de sexta-feira, 11, no Parque de Exposições ouro Verde em Canoinhas, a segunda edição do encontro do Programa Planorte Leite. O objetivo é desenvolver sustentavelmente o Planalto Norte de Santa Catarina na pecuária de leite.
O programa foi construído coletivamente por entidades regionais, representando os setores políticos, técnicos e de representação de produtores, visualizando o Planorte Leite, que pode se tornar um maço importante para dinamização da economia regional. Também foram entregues prêmios a famílias da região que se destacaram durante o ano, dentro da proposta do Programa.
O secretário regional Ricardo Pereira Martin, no ato representando o governador Raimundo Colombo, assinou o recebimento do ofício, presidente da Epagri Luís Ademir Hassmann junto ao diretor de projetos especiais do Programa SC Rural, Ditmar Afonso Zitmah, da não objeção do Termo de referência para contratação de consultoria para estudo de viabilidade econômico-financeira para implantação de agroindústria de beneficiamento de leite produzido no Planalto Norte Catarinense, por parte do Banco Mundial.
Desta forma a Epagri ficou autorizada a dar andamento ao processo para viabilização da contratação da consultoria pretendida. Secretário regional destaca as importantes conquistas em apenas dois anos do Programa. “O Planorte Leite é um programa que beneficia não somente a produção leiteira, mas todas as demais cadeias produtivas de nossa região. Isso é extremamente favorável para o crescimento do Planalto Norte”, frisou Martin.
O coordenador do Planalto Norte de Pecuária da Epagri, Waldemiro Sudoski, fez uma explanação durante a abertura sobre o Programa, explicando que a atividade da pecuária leiteira possibilita encadeamento muito grande entre as diversas etapas que integram a cadeia produtiva de leite, podendo estimular a instalação de novos empreendimentos, rações e medicamentos, indústrias processadoras.
Waldemiro também fez um breve relato dos avanços em pouco mais de um ano e três meses de lançamento do Programa na região. “Um dos grandes avanços é o apoio do SC Rural, com recursos da ordem de R$ 3 milhões a fundo perdido e que estão sendo aplicados no sistema produtivo das propriedades da região. O programa tem contribuído muito para consciência do desenvolvimento regional”, enfatiza Sudoski. O Planorte Leite foi inserido também na Emenda Parlamentar da Bancada Federal Catarinense no valor de R$ 20 milhões, cadastrada no Siconv junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O evento contou com a presença de comunidade, agricultores, autoridades regionais, estaduais e federais. Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin e de Mafra, Abel Schroeder; prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; secretário executivo do MAPA, Caio Rocha; presidente da Fetaesc, José Walter Dresch; deputados federais e estaduais; representantes da Epagri; Cidasc; além de todos os prefeitos da região e representantes dos sindicatos da região.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}