Canoinhas elege suas prioridades para o PPA e orçamento 2016
A regional de Canoinhas, no Planalto Norte, elegeu, na manhã desta quinta-feira, 9, suas prioridades para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Canoinhas. O encontro reuniu autoridades e lideranças das cidades que abrangem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, afirmou que o fato da maioria das ações elencadas serem obras viárias, está relacionado com a necessidade de desenvolvimento da região. “Essas obras são estruturantes e vão garantir condições para o crescimento do Planalto Norte, que é o objetivo principal de toda a região”, comentou.
O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, solicitou o empenho na realização das ações elencadas e elegeu como uma das principais a pavimentação da SC-303, que liga quatro cidades da região com o Planalto Serrano. “Já há um compromisso da realização do projeto executivo por meio do Deinfra, por isso é importante constar essa obra ao menos no PPA”, pediu.
O município de Porto União conseguiu a inclusão de pelo menos duas obras no PPA. A primeira trata da recuperação da SC-135, entre Porto União e Caçador. Segundo o vereador Christian Martins, a estrada, importante para a região, está em situação bem complicada.
Outra obra incluída a pedido de Porto União é a construção de uma ponte ligando o município ao Distrito de Santa Cruz, em Irineópolis. A obra foi defendida pelo secretário de Finanças e Contabilidade de Porto União, Ricardo Dragoni.
Edson Antochescki, da Defesa Civil Regional, alertou para o fato da maioria das prioridades elencadas ser na área viária, em detrimento de outras ações, em setores como segurança e proteção civil. “As obras de infraestrutura são importantes, mas as não estruturantes, como a capacitação da população para o enfrentamento das enchentes, também são importantes”, comentou.
Já o presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Gil Baiano, defendeu a recuperação da SC-477, que liga Canoinhas à BR-116. “Essa rodovia precisa de atenção urgente, mas com um trabalho de qualidade. Do jeito que ela está, ela prejudica toda a população e principalmente os agricultores.”
Prioridades da SDR de Canoinhas:
Para a LOA 2016 e o PPA 2016-2019
- Revitalização da SC-477, entre Canoinhas e a BR-116
- Incentivo à implantação de áreas industriais
- Construção do Centro Cirúrgico do Hospital Santa Cruz de Canoinhas
- Revitalização da SC-135, Porto União a Caçador
- Construção, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde
- Implantação de perimetral de Três Barras – SC-303-ligação PR-151
- Pavimentação da SC-280, trecho até Timbó Grande
- Construção do Centro de Eventos de Canoinhas
- Pavimentação da SC-303, entre a BR-280 e Timbó Grande
- Tornar a unidade do Hemosc de Canoinhas unidade distribuidora de sangue
- Criação de núcleo industrial, tecnologicos e agroindustriais-Fies
- Construção de ponte ligando Porto União ao Distrito de Santa Cruz, em Irineópolis
- Criação de duas escolas de ensino médio, onde funcionam as extensões no Distrito de Felipe Schimidt e na localidade de Rio d’Areia do Meio
PPA 2016-2019
Com informações de: Marcelo Espinoza – AGÊNCIA AL
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}