Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário em Canoinhas discute...

Seminário em Canoinhas discute aproveitamento de resíduos das indústrias de papel como insumo agrícola

seminario epagri 20150528 1832659712

Para tratar do uso de resíduos das indústrias de papel e celulose como insumo agrícola, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) reuniu na tarde desta quinta-feira, 28, em Canoinhas, técnicos e lideranças ligadas aos setores.

O 1º Seminário Regional sobre Uso Agrícola dos Resíduos das Indústrias de Celulose e Papel aconteceu na sede campestre do Clube Canoinhas e contou com a presença do secretário regional, Ricardo Pereira Martin, representando no ato o governador Raimundo Colombo; o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; o diretor de pesquisa da Epagri, Luiz Antônio Palladini, o chefe da estação experimental da Epagri Canoinhas, Gilson Gallotti; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina (Sinpesc), Irineu Paul.

O evento teve como objetivo criar propostas e linhas de ação para o uso racional dos insumos gerados pelas empresas de papel e celulose, contribuindo para o desenvolvimento regional. O Planalto Norte catarinense tem na produção e reciclagem de papel um importante componente para a construção do seu Produto Interno Bruto (PIB) e há 15 anos a Epagri desenvolve pesquisas para aplicar os resíduos gerados pelas empresas como insumos agrícolas.

O engenheiro agrônomo da Epagri e mestre em Ciência do Solo, José Alfredo da Fonseca, explica que a aplicação dos resíduos com o viés agronômico atende os interesses tanto das empresas, para adequar os passivos ambientais, quanto do Estado que gera tecnologias aplicáveis no meio rural.

Martin destacou a importância do evento para região. “Representando hoje o governador Raimundo Colombo, fico muito satisfeito em ver que ações como essa da Epagri dão um rumo certo para nosso povo, nossa gente, pensando num futuro melhor, com mais responsabilidade e oportunidade para todos”, frisou.

Participaram ainda do seminário, empresários e funcionários de empresas que mantém contrato financeiro com a Epagri, para fazer experimentos químicos, físicos e biológicos de produtos no uso agrícola. Estiveram presentes representantes das empresas Abbaspel, de Porto União; Companhia Volta Grande, de Rio Negrinho; MWV Rigesa e Mili, de Três Barras; e Cia Canoinhas de Papel, de Canoinhas.

{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}