SDR Canoinhas reúne municípios da região para definir estratégias de ajuda a Xanxerê

Sensibilizados pelo tornado que atingiu 2,5 mil casas e provocou duas mortes no município de Xanxerê, no Oeste do Estado nesta segunda-feira, 20, o secretário regional Ricardo Pereira Martin e a gerente de Assistência Social, Suelen Adur Wogeinaki, reuniram todos os municípios da SDR Canoinhas na tarde dessa quarta-feira, 22, para organizar e definir estratégias de ajuda às mais de 10 mil pessoas atingidas no município.
O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, está em Xanxerê atuando no trabalho junto ao Estado, e passando as informações a SDR Canoinhas, para ações de colaboração as vítimas do tornado.
São necessárias doações de materiais de limpeza e higiene, colchões, água mineral, leite, cestas básicas, utensílios de cozinha e colchões em bom estado. Inicialmente não estão sendo pedidas a doações de roupas e calçados.
As doações devem ser feitas até sexta-feira (24), no período da manhã nos pontos de coletas de cada município. Para aqueles que quiserem ajudar com doações em dinheiro, poderão fazer depósito na conta do município de Xanxerê na conta corrente: 2015-x – agência: 0586-x – Banco do Brasil. Essas doações serão destinadas para a compra de materiais de construção.
Além da SDR Canoinhas e municípios, participam também da campanha equipes do Rotary Canoinhas, Rotaract, Jeep Clube e Casa da Amizade. “Pedimos que as doações sejam feitas com a maior urgência, para que sejam encaminhadas aos afetados em Xanxerê, o mais breve possível”, destacou Suelen.
Participaram da reunião, além do secretário regional, Ricardo Pereira Martin; o gerente de Assistência Social, Suelen Adur Wogeinaki; o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, Nauro Muck; secretários de Assistência Social de Bela Vista do Toldo, Dalvã Mizwa; de Canoinhas, Angela Maria Soares; de Três Barras, Ana Cláudia Quege; de Major Vieira, Francisco Juraszek; coordenadores municipais da Defesa Civil de Canoinhas, Nelson Reis; e de Irineópolis, Cléres Mauro Schafaschek; e o presidente do Rotary Canoinhas, Ivan Krauss.
Pontos de coleta na região:
Cada município terá um posto para coleta, e centralizará as doações posteriormente no Corpo de Bombeiros, em Canoinhas, que destinará ao Sesc que fará a entrega ao município de Xanxerê.
O Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas ficou definido como local centralizado em toda região para a arrecadação das doações dos municípios da SDR Canoinhas.
Bela Vista do Toldo: ponto de coleta no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)
Canoinhas: Corpo de Bombeiros Militar
Irineópolis: CRAS
Major Vieira: na secretaria de Assistência Social do município
Três Barras: na Defesa Civil do município, anexo ao aeroporto municipal
Porto União: na prefeitura, Central da Cidadania, Lyon Clube e Uniguaçu (A prefeitura irá destinar diretamente ao município de Xanxerê as doações)
Xanxerê declara estado de calamidade pública
O município está em estado de calamidade pública. A situação foi reconhecida pelo governador Raimundo Colombo, que afirmou que recursos de um fundo estadual da Defesa Civil devem ser destinados ao município. O estado de calamidade pública é declarado quando existe uma situação anormal, provocada por desastres naturais, que comprometam de forma substancial o funcionamento do poder público. Quando declarado por uma prefeitura, precisa ser homologado pelo governador antes de passar a valer.
Bombeiros, Exército, Defesa Civil e polícias Militar e Civil trabalham integrados no auxílio aos municípios atingidos por tornado
Para auxiliar as milhares de pessoas afetadas, na última segunda-feira, 20, pelo tornado e fortes vendavais em Xanxerê e Ponte Serrada no Oeste do Estado, Polícia Militar, Civil e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Brigada de Infantaria Motorizada do Exército e Defesas Civis (estadual e municipal) trabalham integrados nas ações de socorro e assistência às famílias afetadas.
O secretário adjunto da Defesa Civil Rodrigo Moratelli que acompanha, desde segunda, a situação no Oeste disse que integração de todos é fundamental para dar uma resposta rápida nos atendimentos e destacou a importância do trabalho efetuado. “As equipes estão atuando nos dois municípios com determinação, organização, boa vontade e muito profissionalismo.”
O Corpo de Bombeiros integra as ações com as forças-tarefas treinadas em desastres. As polícias Militar e Civil estão atuando nos municípios com número máximo de efetivos, viaturas e helicópteros e contam com o apoio da Polícia Ambiental.
Conforme levantamentos preliminares da Defesa Civil, em Xanxerê são 2,5 mil residências e cerca de 10 mil pessoas atingidas, sendo registradas duas mortes e 120 feridos. E em Ponte Serrada 180 residências foram atingidas, 24 famílias estão abrigadas em casas de parentes e uma está em um abrigo.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}