Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Recreio monitorado por professores...

Recreio monitorado por professores e alunos é exemplo em escola de Canoinhas

A Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas desenvolve o projeto “Recreio Monitorado” por professores e alunos, a fim de que os intervalos das aulas ocorram de maneira mais segura, lúdica e organizada.

 

Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED), dentro das Diretrizes Pedagógicas e Legais, a instituição de ensino vem desenvolvendo esse trabalho, que tem resultados muito positivos.

Segundo a diretora Mônica Shrilei da Rocha, a ação além de sugerir a inibição de brincadeiras perigosas e conflituosas, serve para oferecer atividades específicas para o ambiente escolar, com atividades desenvolvidas no campo de futebol, quadra de esportes e demais áreas físicas da escola. “Nos preocupamos para que, acima de tudo, os alunos se socializem de maneira mais livre, obedecendo regras com consciência e respeito”, destaca.

No total, são 50 monitores-alunos, divididos por período (matutino e vespertino), além dos professores que acompanham as atividades nos 15 minutos de intervalo. Os alunos tem a oportunidade de, com o recreio monitorado, praticar atividades esportivas direcionadas, participar de contação de histórias, cantigas de roda, jogos, entre outras atividades. Além das atividades já realizadas, a escolas está fazendo uma ação entre amigos para aquisição também de um parque infantil, destinado aos alunos do 1º ao 5º ano.

recreio monitorado 20150318 1558839269Sobre o Recreio Monitorado

Conforme conceituou o Conselho Nacional de Educação/ CNE, no Parecer CEB nº 05/97, o recreio é efetivo trabalho escolar. Portanto, não são apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam, com exclusividade, a atividade escolar de que fala a lei. Em vista disso, as atividades livres ou dirigidas durante o recreio integram o projeto pedagógico das escolas com a presença e efetiva orientação de professores. 

 

 

 

Informações para imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas
Fone: (47) 3627-4021/ 8802-2391
e-mails: comunicacao@cni.sdr.sc.gov.br; sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Nosso site: www.cni.sdr.sc.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/canoinhas.sdr
Twitter: https://twitter.com/SDRCanoinhas