Recreio monitorado por professores e alunos é exemplo em escola de Canoinhas
A Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas desenvolve o projeto “Recreio Monitorado” por professores e alunos, a fim de que os intervalos das aulas ocorram de maneira mais segura, lúdica e organizada.
Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED), dentro das Diretrizes Pedagógicas e Legais, a instituição de ensino vem desenvolvendo esse trabalho, que tem resultados muito positivos.
Segundo a diretora Mônica Shrilei da Rocha, a ação além de sugerir a inibição de brincadeiras perigosas e conflituosas, serve para oferecer atividades específicas para o ambiente escolar, com atividades desenvolvidas no campo de futebol, quadra de esportes e demais áreas físicas da escola. “Nos preocupamos para que, acima de tudo, os alunos se socializem de maneira mais livre, obedecendo regras com consciência e respeito”, destaca.
No total, são 50 monitores-alunos, divididos por período (matutino e vespertino), além dos professores que acompanham as atividades nos 15 minutos de intervalo. Os alunos tem a oportunidade de, com o recreio monitorado, praticar atividades esportivas direcionadas, participar de contação de histórias, cantigas de roda, jogos, entre outras atividades. Além das atividades já realizadas, a escolas está fazendo uma ação entre amigos para aquisição também de um parque infantil, destinado aos alunos do 1º ao 5º ano.
Sobre o Recreio Monitorado
Conforme conceituou o Conselho Nacional de Educação/ CNE, no Parecer CEB nº 05/97, o recreio é efetivo trabalho escolar. Portanto, não são apenas os limites da sala de aula propriamente dita que caracterizam, com exclusividade, a atividade escolar de que fala a lei. Em vista disso, as atividades livres ou dirigidas durante o recreio integram o projeto pedagógico das escolas com a presença e efetiva orientação de professores.
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