6º Transcatarina passa por Canoinhas nos dias 24 e 25 de julho
Em sua 6ª edição, o Transcatarina, rally de regularidade, percorrerá nesse ano a região de Canoinhas entre os dias 22 a 26 deste mês. A prova terá seis categorias. Nesse ano, nove estados participarão do Rally. São competidores da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Matro Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sanda Catarina, que se dividirão nas categorias Super Master, Graduados, Júnior, Jeep, Passeio e Adventure.
Canoinhas está sendo representada pela dupla Adriano Aguiar e Rafael Kienen, que já participaram da edição em 2013. “É uma prova bem organizada e difícil, que será definida por detalhes, então iremos bem concentrados e entrosados novamente, porque já estamos treinando”, afirma Adriano Aguiar.
O Governo do Estado apoia o evento por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas. O 6º Rally Transcatarina faz parte da Copa Brasil de Regularidade e possui as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Turismo Light e Turismo Adventure.
Para quem quiser participar, as inscrições seguem abertas até 22 de julho, pelo site www.transcatarina.com.br
PROGRAMAÇÃO INICIAL DO TRANSCATARINA
-Dia 22/07 e 23/07 Confirmação de Inscrição
-Dia 23/07 as 14:00 Largada Promocional
-Dia 23/07 as 15:00 Prologo em Fraiburgo
-Dia 24/07 – Fraiburgo – Timbó Grande – Canoinhas
-Dia 25/07 – Canoinhas – Papanduva – Rio Negrinho
-Dia 26/07 – Rio Negrinho – Corupá – Jaraguá do Sul
-Dia 26/07 a noite – Premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul
SOBRE O TRANSCATARINA
É uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que obedecer uma planilha elaborada pelo diretor de prova, obedecendo as médias e direções especificadas por ele, conseguindo assim passar pelos PCs (Postos de Controles) na hora, minuto, segundos e décimos de segundos ideais. Este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Assim sendo, até quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo participante que mais for regular. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência em provas de Rally de Regularidade. É obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação, os navegadores deverão ter no mínimo 16 anos e zequinhas 10 anos, no caso de menores é obrigatória uma autorização por escrito dos responsáveis legais, registrado em cartório.
O Transcatarina tem duração de cinco dias, sai da Serra catarinense em Fraiburgo a 1200 metros de altitude, chegando no litoral em Balneário Camboriú. São ao todo (competidores e organização) mais de 200 carros. Hoje o evento já é considerado um dos melhores do Brasil e referencia nacional.
SOBRE CADA CATEGORIA
SUPER MASTER – As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.
GRADUADOS – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.
JÚNIOR – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores a categoria Graduados, será a terceira categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.
JEEP – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores Júnior. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4×4.
PASSEIO – Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turismo sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4×4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.
ADVENTURE: Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstáculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressives e itens de trilha poderão participar.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}