Governo do Estado investe mais de R$ 595 mil ao ano em ensino superior em Campos Novos
O Governo do Estado de Santa Catarina no ano de 2015 investiu mais de R$ 595 mil reais em bolsas de estudo no Campus aproximado da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC de Campos Novos, beneficiando estudantes do município e de seus arredores.
Só no segundo semestre de 2015, foram contemplados 96 alunos através dos programas de incentivo do Governo do Estado. Agronomia é o curso que conta com o maior número de bolsistas em Campos Novos, num total de 46 estudantes. Pedagogia conta com 22 bolsistas, seguido de Administração que conta com 18 e Medicina Veterinária que conta com 10 bolsistas.
Cinco são os programas disponibilizados pelo Estado que oportunizam o auxilio através das Bolsas de Estudo. 45 acadêmicos foram contemplados com o incentivo na formação inicial e três acadêmicos em pesquisas, através da bolsa do Art. 170, capaz de custear pelo Governo do Estado, 25, 50 ou 100% do investimento em educação. Nove alunos foram contemplados pela bolsa do FUMDES, distribuídas com cinco beneficiados para formação inicial e quatro focados em pesquisa. 17 acadêmicos foram contemplados através de recursos do Fundo Social, e outros 13 estão sendo beneficiados pela Bolsa do Proesde – Programa de Desenvolvimento Regional e mais nove alunos com a Bolsa Proesde – Licenciatura.
Segundo o supervisor de educação superior da 8ª Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, João Nilo Mocelin, para que o acadêmico consiga o benefício é necessário que ele se enquadre dentro dos objetivos de cada programa (veja na descrição abaixo), tanto no nível de graduação como de pesquisa. “Para solicitar a bolsa do Art. 170, por exemplo, o acadêmico deve estar regularmente matriculado e cursando e ser economicamente carente”, explicou João Nilo.
Hoje a Unoesc – Campus de Campos Novos, conta com 650 alunos na graduação, e 115 na extensão. Dos acadêmicos da graduação, 12,3% são custeados com ajuda do Estado. Já na extensão 13,9% dos acadêmicos contam com o incentivo.
De acordo com o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Alcides Mantovani, o investimento em educação é um investimento em pessoas, na melhora da qualidade de vida e do desenvolvimento da região. “Estes são os investimentos que o Governo do Estado faz apenas no Campus de Campos Novos, em apenas uma universidade do município. Existem ainda, os estudantes da região que se deslocam para Videira, Joaçaba ou Lages para graduação e extensão, o que torna este investimento em pessoas ainda maior”, finalizou.
Veja os programas nos quais o Governo do Estado participa com investimentos:
- Artigo 170: Focado no auxilio de estudantes economicamente carentes, regrado pela Lei Complementar 281, 420 e 509. O grau de carência devidamente comprovada e analisada por uma equipe da Instituição Superior vai estabelecer o percentual que cada aluno será contemplado. Os beneficiários de bolsas parciais de estudo e pesquisa ficarão responsáveis somente pelo pagamento da diferença do valor das mensalidades devidas e o valor da bolsa concedida. A inscrição de qualquer aluno, atualmente é realizada mediante o sistema desenvolvido para esse fim denominado UNIEDU. Um programa de Bolsas que facilidade o acesso acadêmico encontrado no sítio da rede de computadores através do endereçohttp://www.uniedu.sed.sc.gov.br/.
- PROESDE/Licenciatura é um curso de extensão, que objetiva promover a qualificação dos estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica. O curso possibilita a articulação entre os cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica, fundamentada na Proposta Curricular de Santa Catarina. Regulamento PROESDE Licenciatura
- PROESDE Desenvolvimento Regional consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas, mediante a articulação entre sua formação acadêmica com o desenvolvimento socioeconômico da região.
- FUMDES: A bolsa de pesquisa e extensão vinculada ao fundo de apoio à manutenção e ao desenvolvimento da educação superior – FUMDES visa à inserção de aluno no universo da pesquisa e extensão como forma de contribuir para o fomento do desenvolvimento econômico e social e das potencialidades regionais.
- FUNDOSOCIAL: Através do programa de Bolsas do FUNDOSOCIAL o Governo do Estado adquire vagas remanescentes em cursos de nível superior com objetivo de estimular o desenvolvimento econômico-social, observadas as potencialidades regionais, mediante a inserção de acadêmicos economicamente carentes na Educação Superior, que serão beneficiados com bolsa de estudo integral, durante toda a duração do curso. Nesse programa o percentual do valor da Bolsa não poderá ultrapassar o limite de 30%.
Mais Informações para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
SDR Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br
Fone: 49 3541-3331/ 8837-9129
Site: www.sc.gov.br/sdrcampsonovos
www.facebook.com/regional.camposnovos