Municípios da SDR Campos Novos recebem aparelho dermatoscópico do Governo do Estado
Nesta sexta-feira, 19, seis dos oito municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos – Abdon Batista, Brunópolis, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zorté – receberam, por meio da Gerência de Saúde, os aparelhos utilizados em Santa Catarina para o telediagnóstico em dermatologia.
Com essa entrega, todos os oito municípios da SDR Campos Novos têm posse de uma unidade do aparelho, já que os municípios de Campos Novos e Celso Ramos já receberam o dermatoscópio em 2014, na primeira etapa da entrega aos municípios catarinense.
Os novos aparelhos estão sendo disponibilizados nesta etapa a todos os municípios catarinenses através do Governo do Estado, que mantém contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a qual desenvolve a tecnologia.
Na entrega, realizada na 8ª Gerência de Saúde em Campos Novos, o gerente operacional da telemedicina e funcionário da fundação da UFSC, Harley Wagner, esteve presente apresentando aos servidores das unidades de saúde dos municípios que vão operar o aparelho o funcionamento do mesmo, o protocolo de atendimento que deve ser formalmente seguido, e ainda as vantagens do uso do sistema para que sejam efetuados diagnósticos precoces.
Conforme Harley, o telediagnóstico é uma ferramenta para a atenção básica, que no caso da dermatologia permite a classificação das lesões do paciente, e através delas, a conduta que precisa ser adotada com cada um deles. “ No caso da necessidade de encaminhamento dos pacientes dos municípios catarinense para esta especialidade, via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), o laudo da teledermatologia é um requisito obrigatório”, explicou.
A gerente de saúde da SDR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva, ressaltou ainda, que através do sistema de telemedicina os atendimentos em dermatologia são rápidos e eficazes nos municípios da região. “Com o seguimento do protocolo e os telediagnósticos, conseguimos oportunizar aos pacientes agendamentos de consultas, em casos de urgência, em até 72h. O serviço de teledermatologia gera ainda redução de tempo e custos de viagem, além de permitir que os especialistas tenham acesso rápido aos exames de seus pacientes.”, disse.
Em 2014, com 80 dermatoscópios operando através do telediagnóstico nos municípios catarinenses, em todo o Estado foram realizados 5 mil exames. Destes, apenas 20% apresentaram lesões que foram classificadas com necessidade de serem encaminhados ao especialista, ou seja, através de tratamento fora de domicílio. Outros 80% receberam a conduta clínica a ser seguida e puderam ser atendidas pelos profissionais de saúde das Unidades de Saúde ou Ambulatoriais nos municípios de origem.
Mais informações para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessora de Comunicação
SDR Campos Novos
49 8804-5306
49 3541-3331