Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário identifica demandas da...

Seminário identifica demandas da SDR Campos Novos

ppa seminario 20150521 1708872695

O chamado para discutir as demandas e prioridades regionais dos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Campos Novos foi aceito. Na tarde desta quarta-feira, 20, mais de 150 pessoas lotaram o auditório da Unoesc de Campos Novos.

O seminário teve como objetivo discutir as demandas regionais que culminam posteriormente, com a redação de um documento que deve representar as intenções da 8ª Regional na confecção do Plano Plurianual 2016-2019 do Governo do Estado de Santa Catarina.

A audiência pública possibilitou que os presentes discutissem os problemas e demandas por eixo de interesse. Foram oportunizadas discussões nas áreas de Educação e Turismo, Cultura e Esportes; Saúde;  Infraestrutura;  Segurança Pública; Assistência Social, Trabalho e Habitação e Agricultura e Desenvolvimento Sustentável que englobou ainda as discussões referentes a Indústria e Comércio, abrangendo todos os municípios.

De acordo com o secretário regional de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid, a discussão foi democrática porque reuniu tanto técnicos dos eixos abordados, como representantes das municipalidades e ainda a sociedade civil. “Ficamos satisfeitos com o aceite por parte dos municípios de discutir as prioridades focadas no desenvolvimento regional. Tivemos mais de 150 pessoas presentes e muitas boas ideias trazidas para o debate.”, explicou.

Deste debate, resulta um relatório com a indicação das demandas por parte da regional e ainda a apresentação das cinco prioridades de cada eixo de discussão. “Muitas coisas de destaque foram elencadas, entre elas a necessidade de um repasse mensal de verbas para custeio da Fundação Hospitalar Dr. José Athanásio de Campos Novos, que atende de forma regionalizada grande parte dos municípios da SDR, a revitalização da Rodovia SC – 452, trecho da BR- 470 até SC- 355, que compreende 40 km e ainda a revitalização do acesso ao município de Brunópolis, a necessidade de construção de um Casep regionalizado para o atendimento dos menores infratores da região, a ampliação e reforma das unidades escolares da 8ª Regional, entre outras tantas que serão repassadas a Secretaria de Estado da Fazenda para análise e estudo de viabilidad.”, disse.

De acordo com o diretor interino do Hospital Dr. José Athanásio, de Campos Novos, Leonardo Farias dos Santos, que discutiu as demandas no eixo da saúde, o debate é de grande valia. “Através dele conseguimos apresentar as realidades regionais para deliberação do Estado do que é possível de ser atendido. Isso possibilita também, que o Estado olhe para cada região separadamente, e com isso, aplique os recursos públicos de acordo com a necessidade de cada uma.”, afirmou.

O representante da subcessão de Campos Novos da Ordem dos Advogados do Brasil, Mayck Fagundes, também ressaltou que a iniciativa é importante. “Como cidadão, penso que o debate é útil e necessário. Ele agora também precisa ser eficaz. Penso que a união da visão dos técnicos dos eixos apresentados e da sociedade em geral também é válida e democrática.”, explicou.

O Plano Plurianual – PPA é um documento que define os programas governamentais. Elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembléia Legislativa, sua vigência começa no segundo ano de um mandato  e segue até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário.

Mais informações:
Camila Bebber Gomes
Assessora de Comunicação
SDR Campos Novos
49 8804-5306
49 3541-3331