SDR Campos Novos deve imunizar mais de 12 mil pessoas contra a gripe
Sete dos oito municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Campos Novos – Abdon Batista, Brunopolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa – devem imunizar juntos pelo menos 90% das 14.130 pessoas que compõem a população atendida pela 8ª Regional na campanha de vacinação contra gripe da rede pública.
A campanha de vacinação iniciou na última segunda-feira (04), e segue até o dia 22 de maio em todo o Estado, com enfoque especial no próximo sábado, dia 09, que deve ser realizado o Dia D da campanha, das 08h às 17h, nos postos de saúde de todos os municípios.
Em todo o Estado de Santa Catarina a meta é imunizar pelo menos 80% dos 1.561.033 catarinenses que integram a população-alvo da campanha. Para isto, o Estado conta com 6.700 profissionais atuando em mais de 1.700 postos de vacinação que estão ofertando as doses.
Fazem parte do público alvo da campanha crianças entre seis meses e menos de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a enfermeira da Gerencia de Saúde da 8ª SDR, Lorena Gueller, a vacina oferecida pela rede pública protege contra três tipos de vírus influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Vale lembrar ainda que segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito. Em 2013, foram registrados 492 casos, 42 deles, com óbito.
A enfermeira da 8ª Regional de Saúde afirmou ainda que ao contrário do que muitos pensam, a vacina contra a gripe não causa gripe, já que é feita a partir do vírus morto. “Precisamos desconstruir esse mito e com isso atingir a maior parte da população que deve receber a vacinação. O comparecimento das pessoas para a vacinação fará com que se diminua o risco de incidência e proliferação do vírus H1N1 e demais vírus da gripe.”, disse.
A gerente de saúde da SDR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva lembrou ainda que nos sete municípios que compõem a 8ª Regional, 44% das doses são dedicadas aos idosos acima de 60 anos, seguido de 33% das doses destinadas a pessoas com condições clínicas especiais ou doentes crônicos e 15% para as crianças de 06 meses a 4 anos.“ Ou seja, 92% das nossas doses atendem a essa população, por isso, precisamos que os idosos, as crianças e as pessoas imunodeprimidas compareçam até os postos de saúde de nossos municípios e fiquem imunes ao vírus da gripe. Todos ganhamos com isso.”, finalizou.
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}