SDR Campos Novos escolhe seus representantes para etapa estadual da Feira de Ciências e Tecnologia
A EEB Heriberto Hulse, de Ibiam abriu suas portas para receber experimentos e novidades voltadas para as áreas de ciências e tecnologia na última semana durante VI Feira Regional de Ciências e Tecnologia. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiam.
Foram expostos 29 trabalhos, das categorias Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Profissionalizante de 12 unidades escolares da rede estadual de ensino, de seis municípios que compõem a SDR Campos Novos. Deste, três trabalhos foram selecionados para representar a região na etapa estadual da Feira de Ciências e Tecnologia, que acontece em Florianópolis, nos dias 08 e 09 de outubro.
Foram Destaques os trabalhos “UHE São Roque – Gerando Expectativas”, da EEF Pref Augusto Carlos Stefanes, da cidade de Brunópolis, na categoria Anos Finais, a “Fabricação do Papel: Nosso papel é mudar o futuro”, da EEB Prof. José Faria Neto, de Campos Novos, na categoria Ensino Médio Regular, e “Acessibilidade X Realidade: Você está preparado?”, da EEB Cel Gasparino Zorzi, também de Campos Novos, na categoria Ensino Médio Profissionalizante.
Este último trabalho, apresentado pelos alunos Angela Fernanda Camargo e Carlos Ludke do Amaral, e que tem como orientadora a professora Nádia Pacheco Goulart Martinazzo, trouxe um novo modelo de muleta, capaz de gerar mais estabilidade e segurança na locomoção nas pessoas com deficiência.
Com este novo protótipo apresentado, de quatro pernas e não apenas uma como nas muletas tradicionais, foram tomadas alguns cuidados como sistemas de amortecimento para melhor adaptação em locais que o relevo não é plano e ainda sistema antiderrapante. Conhecedor da causa, já que Carlos possui necessidades especiais, o experimento foi aprovado por ele.
De acordo com um dos avaliadores dos trabalhos, o professor Jorge Minoru Yoneda, de Curitibanos, o trabalho além de inovador tem espaço no mercado. “ Ele atende a um grupo de pessoas que são esquecidas em diversos projetos de infraestrutura.”, explicou.
Já a Gerente de Educação da SDR Campos Novos, Patrícia Tomazoni Pelentir, ressaltou que a inovação tem sido uma constante nos trabalhos expostos pela Regional e que na fase estadual estaremos muito bem representados. “Quando nos deparamos com trabalhos como estes que foram selecionados para a etapa estadual, temos a certeza que estamos traçando um novo caminho na questão da educação. Temas atuais e importantes como a acessibilidade, à consciência ambiental e a responsabilidade social forma abordados nos trabalhos”, finalizou.
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}