Parte das obras da Ponte do Ibicuí foi levada pelas chuvas intensas
Passadas as chuvas que assolaram parte dos municípios catarinenses e também os que compõem a SDR Campos Novos, os prejuízos continuam a ser contabilizados. A Ponte do Ibicuí, localizada no limite entre os municípios de Campos Novos e Abdon Batista, que estava em obras de reforma e ampliação, contando com R$ 380 mil em investimentos do Governo do Estado, teve parte das obras levadas pela enxurrada.
De acordo com avaliação do gerente de infraestrutura da 8ª Regional, o engenheiro civil Renato Dalmolin Dal Bosco, 50% das obras que haviam sido realizadas na parte estrutural da ponte, que está na água, foram levadas. “Uma das cabeceiras da ponte e pelo menos quatro sapatas foram levadas pela água, que chegou a ultrapassar o nível sobre a ponte existente”, explicou Renato, afirmando ainda que os serviços executados fora da água não foram afetados.
A ponte chegou a ser interditada pela Defesa Civil dos municípios de Campos Novos e Abdon Batista em 26 de junho, quando os índices do rio atingiram o ponto máximo. Segundo Renato, com a perda de parte dos serviços executados, a ponte deve ter um atraso na sua entrega à população. Nesta semana, a Secretaria Regional de Campos Novos irá providenciar um aditivo de prazo, estendendo as obras por mais 90 dias.
Todos os serviços que foram perdidos devem ser refeitos pela empresa responsável pelas obras, não causando nenhum dano aos cofres públicos. “Estamos engajados na resolução do trâmite e na normalização dos serviços na ponte, já que esta é uma obra indispensável para a região e de necessidade dos municípios de Campos Novos e Abdon Batista”, disse o secretário de desenvolvimento regional de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid.
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}