Municípios da Regional de Campos Novos avaliam prejuízos causados pelas chuvas intensas
Representantes das Defesas Civis municipais e prefeitos dos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos estiveram reunidos nesta segunda-feira, 30, com o Secretário Regional de Campos Novos, Vilibaldo Erich Schmid para avaliar os prejuízos causados pelas chuvas intensas que afetaram diversas regiões do Estado e já perduram pelos últimos 20 dias na região.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional todos os municípios da região sofrem com os efeitos da chuva, principalmente na área agrícola e de infraestrutura, já que estes são os prejuízos mais aparentes nesse momento. “Os municípios que compõem a 8ª Regional somam prejuízos de grande monta, com ênfase na agropecuária, que já demonstra a baixa na produção leiteira com o comprometimento da pastagem, nos suínos com a dificuldade de entrega de ração e de transporte para o abate e também no atraso da implantação de lavouras de trigo, aveia e canola”, explicou Vilibaldo que ressaltou ainda, que por ser uma região economicamente dependente da agropecuária, estes prejuízos devem trazer consequências aos municípios a médio e longo prazo.
Conforme o secretário, os municípios computam ainda diversos danos nas estradas que dão acesso a comunidades do interior, já que foram registrados alagamentos e quedas de pontes, e ainda nas SCs e BR-470 que necessitam de reparos emergenciais.
De acordo com dados dos representantes das Defesas Civis municipais, o município de Abdon Batista registrou a interdição da ponte que se encontra no trecho que liga a cidade ao município de Campos Novos, a queda da ponte que liga o município a Cerro Negro, e ainda diversos alagamentos que impossibilitaram o tráfego na região. Em Brunópolis, algo em torno de 100 quilômetros de estradas foram danificados. Campos Novos teve comunidades do interior assoladas pelas cheias e ainda computou danos em escolas municipais. Celso Ramos teve as estradas do interior danificadas e ainda registrou diversos problemas na SC-390 que deixou parte do trecho intrafegável. Ibiam registrou a queda de cabeceira de uma ponte e trechos danificados. Monte Carlo relatou problemas pontuais como a queda do asfalto em dois pontos da SC- 452 e ainda foram registrados danos nas estradas do interior do município. Em Zortéa ocorreram danos em pontes e estradas do interior e o município de Vargem também teve vários pontos danificados e onde o trafego teve de ser contido.
Um dos municípios da região, a Vargem já comunicou a Defesa Civil estadual o estado de situação de emergência e segue agora com a homologação do decreto. O mesmo deve acontecer com os outros sete municípios da Regional. “O Estado está atento a essas necessidades dos municípios. A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos estava passando por um processo de orçamento de uma nova operação tapa buracos nas SCs, e este orçamento, devido as ocorrências provenientes das chuvas deve ser revisto”, informou o secretário.
Dados da Estação Meteorológica da Epagri, em Campos Novos, indicam que no mês de junho a precipitação chegou a 413 milímetros, o dobro se comprado aos índices normais que se apresentam entre 180 a 190 milímetros.
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}