Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Alunos de Caçador desenvolvem...

Alunos de Caçador desenvolvem redações sobre alcoolismo

reda

O tema alcoolismo ganhou atenção especial nas escolas de Caçador na Semana Mundial Contra as Drogas, de 13 a 24 de junho. Com o objetivo de desenvolver a prevenção ao uso precoce do álcool, foi desenvolvido um concurso de redação envolvendo mais de três mil alunos de 21 escolas públicas e particulares. A iniciativa partiu do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e contou com apoio de entidades de vários segmentos de sociedade.

 

Antes do concurso de redação, os estudantes do 6º ao 9º ano receberam orientações sobre o alcoolismo, através de palestras com profissionais da área de educação e saúde. A etapa seguinte foi a produção dos textos, seguindo a temática “Álcool, não embarque nessa”. A solenidade de premiação aconteceu no dia 28 de junho no plenário da Câmara Municipal de Caçador.

A gerente regional de Educação, Dirlley Heller, ressaltou a importância do assunto e parabenizou o envolvimento de todos os setores da sociedade. “Campanhas preventivas como essa são muito importantes. Infelizmente o alcoolismo é um problema presente também nas escolas e causa um prejuízo grave na aprendizagem dos alunos”, afirma.

Para o presidente do Comad, bispo diocesano Dom Severino Clasen, o desafio é despertar a consciência a partir das crianças. “Acreditamos que a ação proposta surtiu resultado positivo. A partir da tarefa, o assunto foi para debate nas famílias e na comunidade, ajudando a proteger para que as coisas ruins não entrem nas nossas vidas”, disse o religioso.

O presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula, também frisou a importância de abordar o tema nas escolas. “Recentemente uma diretora me mostrou um menino de 11 anos que é usuário de drogas. Que futuro teremos se não agirmos para evitar ou recuperar casos como esse?, questiona o vereador, alertando que a bebida alcoólica é a porta de entrada para outras drogas.

Na avaliação da aluna Mikaela Chrysleine de Lima Jaques, do 7º ano da escola estadual Domingos da Costa Franco, o concurso ajudou e reforçar lições que ela já aprendeu em casa sobre o álcool. “Já conversei com meus pais e amigos sobre o assunto e sei que a bebida faz mal à saúde. Já perdi familiares que ficaram doentes por causa do álcool. Contei isso na redação para que sirva de alerta”, disse a adolescente de 12 anos.

Participaram da ação, além do Comad, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Caps Ad, Gerência Regional de Saúde, Gerência Regional de Educação, Câmara Municipal, Programa Vereadores Mirins, Polícia Civil, igrejas, escolas, entidades e empresas parceiras.

Finalistas do concurso de redação

Categoria 1: alunos do 6º e 7º ano

3º LUGAR

Aluna: Paula Dandara Torrezan
Escola: Escola Primeiros Passos
Professora: Viviane Rodrigues de Ramos
Redação: “Uma viagem perigosa!”

2º LUGAR

Aluna: Mikaela Chrysleine de Lima Jaques
Escola: EEB Domingos da Costa Franco
Professor: Vinicius Assis de Andrade
Redação: “Álcool! Tô fora!”

1º LUGAR

Aluna: Sawanny dos Santos Corrêa
Escola: EMEB Henrique Julio Berger
Professora: Beatriz Aparecida Pereira
Redação: “Álcool, não embarque nessa!”

Categoria 2: alunos do 8º e 9º ano

3º LUGAR

Aluna: Valéria Lazari
Escola: EEB Graciosa Copetti Pereira
Professora: Priscila Nelita Gomes
Redação: “Álcool, não embarque nessa!”

2º LUGAR

Aluna: Diully Scolaro
Escola: Colégio bom Jesus Aurora
Professora: Marileusa Carvalho
Redação: “Sem essa de álcool”

1º LUGAR

Aluna: Tainara Ignácio Ramos
Escola: EMEB Alto Bonito
Professora: Marisa Martins
Redação: “Alcoolismo”

Alcoolismo

O alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis. A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a própria vida, acaba afetando a família, amigos e colegas de trabalho

O álcool é a causa de aproximadamente 80 mil mortes por ano no continente americano. O Brasil é o 5º país com maior número de óbitos ligados ao consumo de bebidas, segundo dados da OMS. Além disso, o consumo de álcool potencializa problemas como acidentes de trânsito, crimes, desordem, entre outros, onerando o governo. Estima-se que 5,6% da população brasileira sofra com alcoolismo. Considerando a população masculina esse índice sobe para 8%.

Informações adicionais para a imprensa:
Murilo Rosso
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador
E-mail: comunicacao@cdr.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3561-5905 / 99173-3024
Site: sc.gov.br/regionais/cacador