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Eleição para diretores das escolas da rede estadual de ensino acontece na quinta-feira, 26

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, alunos, pais e funcionários das 26 escolas da rede estadual de ensino, que fazem parte da abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, participam do processo de votação dos novos diretores das unidades de ensino.

 

As eleições acontecem das 8h às 22 horas, nas próprias escolas, que terão urnas devidamente identificadas. Alunos que irão votar durante o turno escolar não precisam de documentação. Já todos os pais, funcionários e alunos no contra-turno escolar, precisam apresentar um documento com foto. Pais têm peso 2 e alunos e funcionários peso 1 na votação.

Em torno de 40 candidatos concorrem às vagas. Na regional de Brusque, todas as escolas terão a escolha de seus diretores, com candidatos ao cargo, com exceção da EEB Padre Lux, que fará a escolha através de indicação, junto com Conselho Deliberativo e Gerência Regional de Educação. A previsão é de que na sexta-feira, 27, os resultados já possam ser divulgados.
Os diretores eleitos irão ocupar o cargo por quatro anos. Caso peça desistência do cargo, ou sejam destituídos antes de dois anos de mandato, será feita uma nova eleição. Após dois anos será indicado pela Gered um diretor interino, até a próxima eleição.

“Esta é um processo pioneiro do estado, uma tentativa do Governo do Estado de cumprir a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que diz que a escolha dos diretores deve ser democrática e participativa. Contamos com a participação de todos e esperamos que seja um procedimento tranquilo, com respeito a todos que estão envolvidos”, declara o gerente de Educação da SDR de Brusque, Rodrigo Cesari.

Candidatos
Para participar da escolha, os candidatos precisaram preencher requisitos básicos, como ser efetivo com estágio probatório já homologado no Diário Oficial, não ter nenhuma punição mediante a processos administrativos disciplinares, não ter cinco faltas injustificadas nos últimos três anos, e ter cursado ou esteja fazendo um curso de Gestão Escolar, de no mínimo 200 horas.

Além disso, os candidatos que estavam de acordo com os requisitos e quiseram se candidatar apresentaram um Plano de Gestão para ser executado nos próximos quatro anos. “A Comissão Regional realizou a avaliação e posteriormente foram homologados juntos a Comissão Estadual. O plano foi apresentado para a comunidade escolar, entre elas os pais, alunos, e funcionários das escolas que irão vota”, explica Cesari.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, o Plano de Gestão Escolar é um documento fundamental no sentido de planejar a gestão, e de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. “Pela primeira vez depois de muitos anos teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar. Queremos melhorar ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas e, para isso, contamos com o apoio e voto de toda comunidade escolar”, comenta o secretário.

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