SDR Brusque firma convênio com Instituto Aldo Krieger
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, firmou mais um importante convênio para a cidade na área da cultura. Desta vez a entidade contemplada foi o Instituto Aldo Krieger (IAK), que irá receber a transferências de recursos financeiros no valor de R$ 15 mil.
A assinatura do convênio entre as instituições ocorreu na tarde de terça-feira, 17, entre o secretário da pasta, Ewaldo Ristow Filho, e o presidente do IAK, Carmelo Krieger.
“Instituições como a nossa precisam ter esse apoio, se não correm o risco de fechar. Com certeza esse recurso é de suma importância, para que a casa possa continuar aberta com a programação cultural, que há mais de dez anos é feita, bem como para melhorar e manter a nossa infraestrutura. Estamos muito agradecidos por esse apoio do Estado”, declarou Krieger.
Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Regional de Brusque ressaltou a importância de investimentos do Governo na área de cultura da cidade, que contribui ara a formação de uma sociedade melhor. “Esta instituição tem grande importância para a cultura, não apenas de Brusque, mas do nosso estado, por ter um rico acervo de instrumentos e objetos do renomado maestro Aldo Krieger. Estamos muito satisfeitos em poder auxiliar o IAK que poderá desenvolver ainda mais projetos na área cultural”, completou o secretário.
Saiba mais
O IAK funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas e é aberto a visitação. Escolas e turmas interessadas podem realizar visitas agendadas. O local promove e realiza apresentações culturais, de música, teatro, exposições artísticas , entre outras, e tem como principais objetivos divulgar o acervo e a obra do Maestro Aldo Krieger. Mais informações: www.iak.org.br
Aldo Krieger
Aldo Krieger nasceu em Brusque, em 5 de julho de 1903 e aos sete anos começou a estudar música. Aprendeu a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone. Formou com os irmãos um conjunto regional que animava o cinema mudo, as serestas e os saraus.
Organizou o primeiro Jazz Band de Santa Catarina, dirigiu a Banda Musical Concórdia, e no Rio de Janeiro, em 1953, fez no conservatório Nacional de Canto Orfeônico um curso intensivo, onde foi aluno de Villa Lobos, Andrade Muricy, entre outros. Participou na mesma época do Curso de Férias da Pró-Arte de Teresópolis-RJ. Em 1956 fundou o Conservatório de Música de Brusque, filiado ao Conservatório de Música do Rio de Janeiro.
Na Capital do Estado, onde viveu por 10 anos, além de professor de música e ritmo do curso de Educação Física, ocupou ainda o cargo de Técnico da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura – Governo de Celso Ramos – onde realizou um trabalho de divulgação de músicas folclóricas brasileiras e catarinenses, bem como de obras musicais de autores catarinenses.
Além disso, é autor de inúmeras composições para Piano, Canto Coral, Banda de Música, além dos Hinos do Centenário de Brusque e Blumenau, Hino da Associação Coral de Florianópolis, entre outros. Aldo Krieger morreu em Florianópolis, em 12 de outubro de 1972.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}