Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Trabalhos de escolas estaduais...

Trabalhos de escolas estaduais da Regional de Brusque são selecionados para a Feira Nacional de Matemática

Os trabalhos “A Matemática Nas Ondas Eletromagnéticas”, do ensino médio da EEM Yvonne Olinger Appel; “Jardimática! A Matemática Sustentável dos Jardins”, da educação especial da EEB João XXIII; e “A Matemática Auxiliando no Combate a Obesidade Infantil”, da categoria comunidade, desenvolvido pela Gerência de Saúde da SDR Brusque; foram selecionados para participar da Feira Nacional de Matemática, que será realizada na Bahia, em 2016.

A seleção dos trabalhos foi realiza durante a 31ª Feira Catarinense de Matemática, que ocorreu recentemente em Joinville, e contou com a participação de 57 municípios catarinenses. Na oportunidade foram expostos 175 trabalhos de todo o Estado, distribuídos em oito categorias, selecionados por Comissões de Avaliação de 13 Feiras Municipais e 18 Feiras Regionais de Matemática realizadas este ano em Santa Catarina.

A regional de Brusque participou do evento com 12 trabalhos desenvolvidos, e que foram premiados como destaque, nas áreas de educação especial, educação infantil, anos iniciais, anos finais, ensino médio, professor e comunidade.

Selecionado
Entre os trabalhos selecionados para a etapa nacional da Feira, está o “A Matemática Auxiliando no Combate a Obesidade Infantil”, desenvolvido pela Gerência de Saúde da SDR Brusque. O trabalho demonstrou a importância da matemática como ferramenta para auxiliar no combate a obesidade infantil, com a avaliação de 1.813 alunos, da rede pública de Botuverá, Major Gercino e Guabiruba, onde foi constatado que 25% deles tinham resultados alterados, o que revelou a necessidade de medidas no combate e prevenção à obesidade infantil na região.

“Nosso foco foi mostrar aos participantes da Feira Catarinense, e agora a Nacional, como se mede a circunferência da cintura, e o Índice de Massa Corpórea (IMC) e a relação disso com a obesidade. Foram feitas tabelas de exemplos de comparação dos dados, para que outros professores possam levar isso para as salas de aula e as turmas possam ser comparadas entre si. Assim, podemos disseminar a utilização das medidas, bem como fazer com que as crianças entre si compitam e diminuam os índices de obesidade”, comentou um dos autores do trabalho, o farmacêutico bioquímico da SDR Brusque, Nilton Rosini.

Confira a lista dos trabalhos da regional de participaram da Feira Catarinense de Matemática e receberam Destaque:

*Educação Especial: EEB João XXIII – “Jardimática! A Matemática Sustentável dos Jardins”  

*Educação Infantil: EEF Pe. Luiz Gonzaga Steiner – “Contando com c Melhor Idade: Uma Aprendizagem Além Da Matemática” (Rede Municipal de ensino de Brusque)

*Anos Iniciais: Escola Reunida Municipal Vadislau Schmitt – “Projeto Contos De Fada – Calculando Do Era Uma Vez Ao Felizes Para Sempre” (Rede Municipal de ensino de Guabiruba)

*Anos Iniciais: Escola Básica Municipal Anna Othília Schlindwein – “Reciclando Com A Matemática” (Rede Municipal de ensino de Guabiruba)

*Anos Finais: EEB Dom João Becker – “Brincando Com A Matemática” (Destaque e Menção Honrosa)

*Anos Finais: Colégio Cultura – “Matemática X Dengue” e “A Matemática Dos Impostos” (Rede particular de ensino de Brusque)

*Ensino Médio: EEM Yvonne Olinger Appel – “A Matemática nas Ondas Eletromagnéticas” e “Geomática”

*Ensino Médio: EEB Francisco Mazzola -“Matemática e o Estudo do Raio” (Destaque e Menção Honrosa)

* Professor:EEB Osvaldo Reis – “A Matemática na Prática de uma Alimentação Saudável”

* Comunidade:Gerência de Saúde SDR Brusque – “A Matemática Auxiliando No Combate A Obesidade Infantil”

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support