Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cerca de 90 pessoas...

Cerca de 90 pessoas participam da primeira noite do Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina em Brusque

ciclo 20150714 1235349050

O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 13 de julho, o Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina na cidade de Brusque. O evento, que é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, reuniu cerca de 90 pessoas de entidades representativas de Brusque e região, no auditório da Unifebe.

 

A primeira noite do evento abordou dois importantes temas: o Desenvolvimento Econômico e Sustentável e a Defesa Civil. Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho destacou que as palestras realizadas em Brusque serão, a partir de agora, uma boa forma de aproximação da região com o Governo do Estado. “Ao invés de as lideranças irem até o Governo, o Governo está vindo nas cidades para ouvir as necessidades e mostrar o que está sendo realizado em toda Santa Catarina. É um momento único para o público presente e esperamos que os próximos encontros possam, assim como esse, gerar importantes discussões”, pontuou.

O secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Geraldo Althoff da mesma forma ressaltou os resultados que o Ciclo de Palestras podem ter, através de discussões e reflexões com a participação da população. “É um momento importante para o próprio Governo do Estado de nos aproximamos da sociedade, que muitas vezes traz soluções e alternativas para alguma necessidade. E nós viemos exatamente para isso: conversar e refletir com o público sobre melhorias em todos os níveis dos oito itens propostos para esse ciclo”, comentou.

Temáticas
O diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Jean Carlo Vogel fez a primeira palestra da noite. Na oportunidade, Voguel falou sobre os Centros de Inovação que serão implantados no Estado e que totalizam 13 polos de Inovação em Santa Catarina. A ideia, segundo ele, foi mostrar um pouco mais sobre o conceito dos Centros de Inovação de modo geral. “O processo que está sendo desenvolvido agora é paralelo as construções, que é trabalhar na capacitação, no desenvolvimento de softwares, e em como esses Centros irão funcionar. E para isso, precisamos da tríplice hélice: das empresas, da academia , e do Governo, funcionando de forma coordenada e conjunta”, declarou.
Segundo o diretor da SDS, atualmente seis centros estão em construção no Estado, sendo dois com obras iniciadas e os demais em fase de projetos. Sobre o Centro de Brusque, Voguel esclareceu que em breve deverá ser dada a continuidade ao andamento do projeto, após o retorno da viagem do secretário da pasta, Carlos Chiodini. “Ele e o Governador do Estado, Raimundo Colombo, deverão alinhar esta decisão. Os recursos estão garantidos, o comitê está formado e passando por capacitações, assim como o processo de construção de software também está sendo desenvolvido”, completou.

Defesa Civil
A segunda parte do evento, que teve como temática a Defesa Civil, foi ministrada pelo secretário de Estado da pasta, Milton Hobus, que apresentou algumas obras da Defesa Civil do Estado em curso, como a barragem de Taió, projetos de mini-barragens no Alto Vale, e da Barragem de Botuverá, que atualmente ainda aguarda a liberação de licenças ambientais.
“Esta obra é fundamental para a cidade e região de Brusque e irá auxiliar também Itajaí. Ela fará o trabalho de proteção, vai permitir que os municípios da região possam usar essa água de boa qualidade, e também irá evitar a falta de água em alguns períodos, sem contar na geração de energia elétrica”, frisou.

Hobbus também falou sobre uma das principais missões da Defesa Civil do Estado, que é a de desenvolver um modelo de proteção civil em face dos grandes desastres que Santa Catarina convive há décadas. “Pela primeira vez o Estado está enfrentando esse grande desafio, não só com obras estruturantes, como a Barragem de Botuverá, mas também com outras ações, que é toda a preparação dos municípios catarinenses, da organização da Defesa Civil em cada cidade, da criação do centro de monitoramento e alerta. E tudo isso para que possamos, através do uso de tecnologias, dar informações preventivas para que a população tenha um sentimento de auto-proteção”.

Na oportunidade o público pode esclarecer dúvidas, fazer questionamentos, bem como contribuições sobre os temas apresentados. O evento teve a mediação do Sebre/SC.

Saiba mais
O Ciclo será realizado ainda nos dias 20 e 27 de julho, e no dia 10 de agosto com a realização de palestras e debates sobre outros seis principais eixos, como: Saúde, Educação, Segurança Pública, Energia, Fazenda e Mobilidade Urbana, sendo duas temáticas abordadas por noite, com palestras seguidas de debates. Para o encerramento do Ciclo, está prevista a participação do Governador do Estado, Raimundo Colombo.
O evento é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, tem apoio da SDR Brusque, a mediação do Sebrae/SC e orientação da Fundação Escola de Governo – ENA Brasil (Escola Nacional de Administração).
O Ciclo é voltado para as entidades representativas da região e é gratuito aos interessados, mediante a inscrição disponível na SDR Brusque. Mais informações: (47) 3251-8101.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support