Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil do Estado...

Defesa Civil do Estado entrega 13 casas modulares em Brusque

casa modulares 2 20150317 2099346421

Na terça-feira, 17 de março, a Defesa Civil de Santa Catarina inaugurou em Brusque mais 13 casas modulares. O evento ocorreu em dois bairros da cidade: primeiro no Limeira, no Conjunto Residencial Sesquicentenário, onde foram entregues as chaves de sete residências no local e também para uma moradia no bairro Santa Terezinha. Em seguida, foi realizada a entrega das chaves no bairro Cedrinho, onde foram montadas cinco casas modulares.

 

A inauguração das residências contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, do gerente de Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Israel Netto Cândido, que no ato representou o secretário de Desenvolvimento Regional, Jones Bosio, e do coordenador Regional da Defesa Civil da SDR de Brusque, Jackson Laurindo. Estiveram presentes também o prefeito de Brusque, Paulo Eccel e demais representantes da administração municipal e também da Defesa Civil do Estado.

“Este é um projeto inédito, onde procuramos chegar mais próximo do cidadão mais necessitado. E esse atendimento as famílias que estavam em áreas de risco, não é um projeto social, mas sim humanitário, de proteção ao cidadão, onde eles passam agora a poder viver em condições dignas através dessas casas modulares, fabricadas por uma grande empresa catarinense que inclusive é de Brusque, que é a Irmãos Fischer”, declarou na oportunidade o secretário da Defesa Civil.

Os kits casas modulares foram destinados a famílias que perderam as residências em catástrofes naturais, como as ocorridas em 2008 e 2011 em Brusque. As casas, produzidas pela Irmãos Fischer, contemplaram famílias que estavam vivendo de aluguel social, ou tiveram as casas interditadas pela defesa civil local ou ainda aquelas que viviam em áreas de risco.
A seleção das famílias foi feita pelo serviço social do município. A casa modular é escriturada no nome da matriarca da família e não pode ser alugada, cedida ou vendida num prazo mínimo de cinco anos.

“Quando perdemos uma casa, perdemos tudo, ficamos sem ter o que fazer ou para onde ir. E ganhar uma casa nova não é apenas uma estrutura, mas sim um porto seguro. Agora tenho uma casa que é minha, onde poderei alimentar os meus sonhos”, comentou uma das moradoras contempladas, Luzimeri de Amaral Feitoso.

Saiba mais
Cada casa modular possui 39 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala/cozinha, banheiro e instalação básica para que a mudança seja imediata.
A estrutura é reforçada, em material que resiste a queda de granizo, antichamas e em caso de possível contato com a água é de fácil higiene.
Cada casa teve o custo de R$ 38 mil, vindo do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec). Os terrenos e a infraestrutura para receber as unidades foram de responsabilidade da Prefeitura de Brusque. O termo de compromisso entre Estado e município foi assinado em abril do ano passado.

casa modulares 3 20150317 1957765263