Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. SDR Brusque participa de...

SDR Brusque participa de web conferência estadual sobre violência contra a pessoa idosa

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque realizou na sexta-feira, 21, uma web conferência sobre a violência contra a pessoa idosa. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) com o objetivo de orientar os técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros municipais e estaduais sobre o atendimento e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.

Na oportunidade foram abordados temas como “O serviço de proteção social especial” e “A importância dos conselhos na garantia dos direitos”. Participaram da web conferência 11 pessoas, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), das cidades de Brusque e Guabiruba. A ação foi coordenada pela gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR de Brusque, Neiva Augusto.

“A capacitação é importante porque faz parte do apoio do Estado aos municípios sobre como tratar a questão da violência contra o idoso,”, declarou na oportunidade o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira. A transmissão foi realizada da Fundação Escola de Governo (ENA) para pontos nas Secretarias de Desenvolvimento Regionais de todo o estado.

Saiba mais
De acordo com o Censo SUAS 2013, foram acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) em Santa Catarina 3.369 pessoas idosas vítimas de negligência ou abandono e 2.611 pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar.
Na assistência social as pessoas idosas em situação de vulnerabilidade são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Já os idosos com direitos violados são atendidos nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), centros-dia e serviços de acolhimento.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque}{text}{/article}