Professores da regional participam de capacitação do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio
Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o ensino médio para preparar professores para as novas gerações, bem como para pensar no aluno em sua integralidade, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, através da Gerência de Educação, realizou nesta sexta-feira, 25 de julho, o início da formação continuada do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio.
A capacitação foi voltada para professores e coordenadores das escolas de ensino médio de abrangência da regional de Brusque. Cerca de 30 profissionais, de 24 escolas da regional participaram do encontro, que receberam a capacitação sobre dois temas principais: o ensino médio e a formação integral; e o jovem como sujeito do ensino médio.
“Sabemos da grande dificuldade de trabalhar com o ensino médio hoje. E o Pacto Nacional pelo Ensino Médio serve para discutir como está esse ensino, para formar os profissionais e encontrar formas dinâmicas para lidar da melhor maneira com os alunos. Tivemos muitas mudanças nos últimos anos e os profissionais da educação precisam se adaptar a essa realidade, além de proporcionar educação de qualidade para esses adolescentes, despertar o interesse dos alunos pelas aulas e diminuir o número de evasão das escolas”, declarou o gerente de Educação da SDR de Brusque, Rodrigo Cesari.
Ao todo, serão 200 horas de formação continuada, que têm início a partir desta sexta-feira e duração até maio de 2015. As 100 primeiras horas de capacitação acontecem de 4 de agosto até 30 de outubro deste ano, sendo 50 horas presenciais e outras 50 horas a distância. As unidades escolares que têm ensino médio são responsáveis pela capacitação.
Saiba mais
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Através dele, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e distrital de educação assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atual no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas.
O curso privilegia a articulação entre teoria e a prática no processo de formação docente, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.
O programa é uma parceria do Governo Federal com o Governo Estadual, bem como com as universidades.
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