Escolas da rede estadual de ensino da SDR de Brusque receberão antena para internet
Quatro escolas rurais e duas unidades de ensino indígenas, que pertencem à rede estadual de ensino da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, serão contempladas, em 2015, com antenas de internet a rádio.
As antenas são o resultado de uma licitação nacional feita pelo Ministério da Educação (MEC), que teve como vencedora a operadora TIM. Dentro da programação prevista no edital serão contempladas escolas de todo o país, que devem receber os aparelhos a partir de fevereiro de 2015.
Em SC, irão receber as antenas as escolas rurais EEB Bartolomeu da Silva (Canelinha), EEB Prof. Lídia Gomes (São João Batista), EEB Prof. Tercílio Bastos (Major Gercino) e EEB Prof. Olívia Bastos (Tijucas). Assim como elas, as indígenas EIEF Nhemboea Vya (Major Gercino) e EIEF Kuaray Papa (Canelinha) também serão contempladas com os aparelhos.
Estrutura
De acordo com o integrador do Núcleo de Tecnologia Educacional da SDR de Brusque, Luiz Carlos, todas as escolas classificadas como rurais, que pertencem à gerência, possuem laboratórios de informática do MEC e também suporte de informática concedido pelo próprio Ministério. Essas unidades de ensino até então eram alimentadas pela rede do Estado.
Já as escolas indígenas estão enquadradas em projetos do MEC para receberem laboratórios de informática. A previsão é de que cada escola seja contemplada com 20 laptops também a partir de 2015.
Por enquanto só foram anunciadas as escolas contempladas e a previsão de instalação das antenas é para o próximo ano. Com a notícia, os técnicos da operadora deverão visitar as unidades a partir de agora e verificar a estrutura de cada unidade de ensino para poder receber os equipamentos necessários. “Se houver a necessidade de alguma alteração na estrutura da unidade de ensino, o Estado será responsável em fazer as adequações necessárias para as escolas receberem os equipamentos”, declara o integrador do NTE.
Para o gerente da SDR de Brusque, Rodrigo Cesari, a tecnologia irá facilitar e ajudar na inclusão social em especial, das escolas rurais. “A informatização através da internet é algo necessário e indispensável. E poder oferecer isso para as crianças dessas escolas é um sonho antigo que a partir desse momento se torna realidade. Assim, com esse projeto todas as escolas da nossa regional passam a ter acesso informatização”, declara.
{article Taiana Eberle – SDR Brusque}{text}{/article}