Secretaria Regional de Braço do Norte se destaca na liberação de FDR
A Secretaria Regional de Braço do Norte lidera a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), no Estado, beneficiando somente neste ano 94 produtores agrícolas dos sete municípios que abrangem a regional, totalizando R$ 1,4 milhão em recursos do, o FDR.
Os objetivos dos agricultores são aquisições de equipamentos e implementos agrícolas, além de realizar melhorias em suas propriedades. “Há mais de 10 anos que uso os recursos do Governo destinado ao agricultor para investir na minha propriedade. Meu primeiro financiamento resultou na aquisição de duas vacas leiteiras, hoje possuo 64 animais ativos que produzem 1,5 mil litros de leite por dia. Esse é um beneficio muito bom, pois sem o Governo do Estado não teria o que tenho hoje”, destaca o agricultor Valdir Schmoeller, da comunidade de São Mauricio de Braço do Norte.
Assim como Valdir, seu filho Dione Schmoeller também foi beneficiado com os recursos do FDR e hoje possui quatro açudes de peixe. “Com o FDR consegui ampliar a minha propriedade e investir num novo ramo, que é o da piscicultura”, completa.
O FDR é um programa do Governo, em que os agricultores devem procurar a Epagri e as Secretarias de Agricultura de seus municípios e aderir. “O Governo do Estado aposta cada vez no meio rural, nossa região é muito forte no agronegócio e o produtor merece um incentivo”, destaca o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino.
“O agricultor apresenta o valor necessário para determinada ação, até R$ 20 mil e, após análise e assinatura, o valor é repassado. Para isso, ele tem cinco anos para pagamento, com uma parcela anual a juro zero”, explica o gerente de Agricultura, Marcos Antônio Pereira.
{article Chênia Cenci – SDR Braço do Norte}{text}{/article}