162 mil estudantes catarinenses participam do ENEM neste final de semana
O número de estudantes catarinenses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem crescendo ano a ano. Em 2015 foram feitas mais de 162 mil inscrições na prova, 80 mil a mais se fizermos um comparativo com 2012. Este aumento gradativo no número de inscrições reflete a importância que os alunos têm dado ao Enem como forma de ingressar no ensino superior ou para a certificação de ensino médio.
A avaliação, que será aplicada nos dias 24 e 25 de outubro em 33 municípios do Estado, é utilizada de forma integral ou parcial em seleções de todo o país, principalmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método que substitui o vestibular de instituições públicas.
Outras iniciativas do Governo Federal que têm o exame como pré-requisito de participação são o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições particulares, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Preparação
Entre as iniciativas catarinenses de apoio aos estudantes que mais tem demonstrado resultado está o Pró-Universidade. O curso pré-vestibular, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU/UFSC), promoveu uma série de aulões com estudantes de todo o Estado, além de aulas diárias realizadas desde julho para estudantes de 14 municípios.
Realizados em sete municípios, os encontros prepararam mais de cinco mil estudantes, jovens e adultos, para o Enem. Só no aulão de Florianópolis foram mil e quinhentos participantes.
Segundo o coordenador geral do Pró-Universidade, Otávio Augusto Auler, os encontros realizados em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Garopaba, Joinville, Lages e Florianópolis, junto com o simulado ENEM Online, que teve oito mil inscritos, foram uma ótima oportunidade de fixação de conteúdo e contato com os professores. “Este ano tivemos uma interação maior com o público por meio das redes sociais e da postagem de fotos durante os encontros e aulões. Foi uma satisfação poder ter esse retorno direto dos alunos”, ressaltou.
Além deste apoio aos estudantes, os encontros presenciais geraram a doação de cinco toneladas de alimentos não perecíveis, que foram recolhidos como forma de inscrição. Todo este alimento foi doado para o Mesa Brasil Sesc, que atende pessoas, comunidades e entidades sociais em situação de vulnerabilidade.
{article Chênia Cenci – SDR Braço do Norte}{text}{/article}