Curso de capacitação de farmacêuticos na ADR Araranguá discute tratamento com medicamentos fitoterápicos
Os benefícios dos medicamentos fitoterápicos e o aumento na procura por estes produtos no Sistema Único de Saúde (SUS) foram discutidos em mais um encontro mensal do curso de capacitação em Gestão da Assistência Farmacêutica, promovido pela Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, cujo encontro aconteceu na última terça-feira, 27, no auditório da ADR.
A capacitação, que conta com a participação dos Farmacêuticos do SUS das Unidades de Saúde dos 15 municípios da Região do Extremo-Sul e, encontros mensais, teve na última reunião de capacitação, a presença do Doutor em Farmacologia, Rodrigo Rebelo Peters, professor e coordenador do Curso de Farmácia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul – campus Tubarão).
De acordo com a coordenadora do curso, farmacêutica da Gerência Regional de Saúde, Adaiane Darós, os benefícios das plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos são reconhecidos em todo o mundo como elementos importantes na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Ela cita que os fitoterápicos têm uma participação importante no mercado de medicamento. “Eles refletem também nossa cultura, nossa cultura e história. Além disso, são medicamentos de baixo custo, as quais parte da população está habituada, pois aprendeu a usá-los com seus avós e pais”.
Na capacitação, foi destacada a importância dos medicamentos, que desempenham papel significativo em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes pelo SUS, com indicação para alívio sintomático de doenças de baixa gravidade e por curto período de tempo.
Atualmente, 12 medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Relação Nacional de Medicamentos (RENAME), entre eles Espinheira-santa, Guaco, Alcachofra, Aroeira, Cáscara-sagrada, Garra-do-diabo, Isoflavona-de-soja, Unha-de-gato, Hortelã, Babosa, Salgueiro e Plantago, podendo ser encontrados de diversas formas farmacêuticas como xaropes, soluções, comprimidos, pomadas, géis e cremes. Eles devem possuir registro na Anvisa e como todo medicamento, deve ser utilizado conforme orientação médica, prescrito pelo profissional nas unidades básicas de saúde dos Municípios.
A coordenadora do curso ressalta que, está sendo confeccionada uma lista Regional de medicamentos para compor os medicamentos da farmácia básica, e dentre eles, estarão alguns destes medicamentos citados inseridos na relação nacional.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua