Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Semáforo nutricional será desenvolvido...

Semáforo nutricional será desenvolvido com alunos das escolas da ADR Araranguá

projeto semaforo nutricional 20160912 1680093980

Com a meta de ensinar os alunos a fazerem boas escolhas na hora de se alimentarem, está sendo feito  em todas as escolas da rede estadual de ensino da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, um Projeto de Educação Alimentar e Nutricional. O projeto é realizado semestralmente pela Secretaria de Estado da Educação e Empresa Risotolândia, que fornece a alimentação escolar, e acompanhado pela Supervisão de Articulação com os Municípios da Gered.

 

A supervisora de Articulação com os Municípios da Gerência Regional de Educação, Rosa Maria Espíndola Nagel, e a integradora de Alimentação Escolar Rosmere Macalossi, receberam na tarde desta segunda-feira, 12, a nutricionista da Risotolândia, Grasiane Sartor Paganini, que apresentou as atividades que serão desenvolvidas neste semestre por meio do ‘Semáforo Nutricional’, que separa os alimentos em três grupos distintos.

As atividades são desenvolvidas nos intervalos das aulas, ou seja, na hora do recreio. “O objetivo é fazer com que os alunos aprendam que existem alguns alimentos que podem ser consumidos moderadamente, e outros tem seu consumo liberado e incentivado, como frutas e verduras”, destaca a nutricionista, lembrando que no primeiro semestre, foi desenvolvido através do projeto o Concurso Mestre Cuquinha, nas escolas do Extremo-Sul.

A supervisora de Articulação com os Municípios, Rosa Maria Espíndola Nagel, lembra que a atividade proposta traz um folder explicativo, para que os alunos o levem para casa, para que os pais acompanhem a alimentação dos filhos, e os incentivem a ter hábitos saudáveis.

Conheça o Semáforo Nutricional:

– Grupo 1 (Vermelho), Cuidado: são alimentos com muita gordura, açúcar e sódio e poucas vitaminas e minerais; favorecem doenças do coração e outras como obesidade e diabetes; se consumidos em excesso podem interferir na vida social e na autoestima. Exemplos: salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados, sorvetes, sopas prontas, alimentos congelados, etc.

– Grupo 2 (Amarelo), Atenção: possuem número elevado de calorias, o que favorece o ganho de peso; técnicas de preparo provocam a perda de nutrientes; favorecem a obesidade, problemas no coração e doenças crônicas. Exemplos: queijos, frutas em calda, açúcar, sal, óleo, enlatados, conservas, etc.

– Grupo 3 (Verde), Vá em Frente: são fontes de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes; fornecem ao organismo os nutrientes necessários; previnem doenças. Exemplos: frutas, verduras, aveia, ovos, leite, alimentos integrais, carnes, feijão, batata, amendoim, milho, água, etc.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua