Escola da Gered Araranguá é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Santa Catarina é o Estado mais bem avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental. O Estado tirou 5,1. Já nos anos iniciais, SC ficou com média de 6,3 – o segundo melhor índice. O primeiro colocado é São Paulo com 6,4. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 8, pelo Ministério da Educação.
A expressiva melhora nos Índices do Ideb nos anos finais também foi apresentada pela rede pública estadual, que aumentou o desempenho de 4,1 para 4,7. “Nós tínhamos tido uma queda significativa nessa etapa de educação em 2013 por conta da política de progressão automática, que foi extinta pelo Governo do Estado a partir de 2014. SC agora volta a ocupar lugar de destaque no ensino fundamental anos finais no Brasil”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, que acompanhou a divulgação do Ideb ao lado do ministro.
O bom desempenho se deve também as ações da SED como o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa). Desenvolvido desde 2014, o programa prevê reforço escolar no contraturno. Nos anos iniciais, em um trabalho feito em conjunto com os municípios, SC continua tendo resultados positivos já semelhantes a países desenvolvidos e continua também nas primeiras posições em relação ao restante do Brasil. Nesta etapa, a rede estadual atingiu o indicador de 5,9, crescendo 0,2 pontos.
Destaque para Escola de Praia Grande
A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá comemora a nota da EEB Bulcão Viana, de Praia Grande, de sua área de abrangência, que obteve a nota 7,3 e ficou na sétima colocação entre as séries iniciais (5º ano) nas escolas estaduais de Santa Catarina. “Este é o resultado do belo trabalho realizado por toda equipe pedagógica”, destacou o gerente Regional de Educação Nilson Costa.
A diretora da escola, Noeli Roxo Lummertz, disse que o índice reflete a dedicação dos profissionais competentes da unidade escolar, que não medem esforços para oferecer um ensino de qualidade. As notas do Ideb levam em conta avaliações de matemática e português e indicadores de reprovação e evasão. As avaliações começaram a ser feitas em 2005. O índice é calculado a cada dois anos, com as médias do Brasil. Os dados mais recentes se referem à avaliação realizada em 2015.
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