Mais de 600 alunos participam da 4ª Feira Multidisciplinar em escola de Araranguá
Como forma de aliar teoria e prática, incentivar a criatividade, aproximar os alunos dos professores e comunidade e oportunizar ao público conhecer as atividades desenvolvidas pela escola, foi promovida nesta sexta-feira, 19, nas dependências da EEB Neusa Ostetto Cardoso, em Araranguá, a 4ª Feira Multidisciplinar. A escola integra a área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento (ADR) Regional de Araranguá.
De acordo com a diretora Maria José Barbosa Vieira, participaram das atividades os 620 alunos da escola, que estudam do 1º ano ao terceirão. “A feira é uma importante oportunidade que nossos alunos têm de demonstrar para os pais e toda a comunidade escolar os trabalhos que são desenvolvidos em todas as disciplinas”, destacou.
O professor de Física e Química Thiago Farias desenvolveu com os alunos do 2º ano o Projeto Trilha dos Sentidos, com objetivo de despertar a importância da conscientização em relação à preservação do meio ambiente. Na feira, foram utilizados produtos recicláveis, como pneus, garrafas pet, sacolas, entre outros. O visitante vendado usava os outros sentidos na trilha. “Nosso objetivo foi estimular a criatividade dos alunos, junto à conscientização da reutilização de materiais que iriam para o lixo”.
Outro destaque foi o Projeto Alimentação Saudável na Escola, com degustação de salada de frutas, produção de horta, composteira, teatro, música, palestra, pirâmide alimentar, entre outras ações. Segundo as professoras Giselda Souza da Silva, Jéssica Mota Pereira Sabino e Viviane Aparecida da Silva, dos 4º e 5º anos, o projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar com diversas atividades em sala de aula desde o início do ano, com objetivo de conscientizar alunos e seus familiares da importância em se alimentar de forma saudável.
O projeto, que deverá ter continuidade no segundo semestre, também possui a parceria das merendeiras da escola e da Risotolândia, empresa que fornece a alimentação escolar. A aluna Fernanda Vitória Gonçalves de Souza, de 11 anos, disse que o projeto já a incentivou a se alimentar melhor. “Estou comendo mais frutas e saladas, e evitando comidas que não fazem bem, como salgadinhos”, disse.
A 4º Feira Multidisciplinar envolveu todas as disciplinas da escola, onde alunos e professores demonstraram criatividade em todas as exposições. O Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa), que disponibiliza reforço escolar, também esteve presente na feira.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua