Epagri de Turvo realiza plantio de mudas nativas com alunos e rizicultores
Com a coordenação da Epagri de Turvo e da Cooperativa Turvense de Irrigação, rizicultores e estudantes do 9º ano da EEBM Laurita Manfredini Bristot participaram nesta quinta-feira, 18, de um plantio de mudas nativas para recomposição da Área de Preservação Permanente (APP). A ação aconteceu na propriedade do agricultor Ivo Contessi, na localidade de Linha Contessi, interior de Turvo.
Com o auxílio dos alunos, foram plantadas 175 mudas de árvores nativas, contendo variedades de 18 espécies, entre elas a gabiroba, caliandra, bracatinga, fruto de sabiá, chá de bugre, cedro, pitanga e canjerana.
Segundo a engenheira agrônoma da Epagri de Turvo, Luciana Ferro Schneider, a intenção foi sensibilizar sobre a importância da conservação do solo e da água, preservação das matas ciliares e recomposição desses locais com plantio de mudas nativas e, através dessas ações, garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade para utilização na agricultura, principalmente para o cultivo de arroz irrigado.
O Presidente da Cooperativa Turvense de Irrigação (COOTIL), rizicultor Rogério Bardini, explica que a parceria entre Epagri e COOTIL para recomposição de matas ciliares surgiu em 2015 com o programa SC Rural, por meio do projeto ‘Produção de Arroz: No Caminho da Sustentabilidade’, onde a Cooperativa acessou os recursos do SC Rural para aquisição de bombas, conchas para limpeza de taipas, distribuidores de resíduos sólidos e mudas nativas.
A engenheira agrônoma lembra ainda que o plantio de mudas nativas e ações de educação ambiental seguem no Município, com próxima ação prevista para acontecer em uma propriedade da comunidade Ponte Alta. Segundo ela, já foram executados plantios por técnicos e rizicultores nas comunidades de Linha Jundiá e Contessi. “Toda vez que vamos para o campo fazer alguma ação de educação ambiental novas ideias surgem, os agricultores ficam estimulados para preservar mais o solo e a água. Para o ano que vem já surgiram novos interessados no plantio”, relatou a Luciana Ferro Schneider.
Também participaram da ação o Gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Davide Tomazi Tomaz, a engenheira agrônoma da Epagri de Araranguá, Lidiane Camargo; a engenheira ambiental Andreia ArcaroTonetto e os professores Marcio Roque, Erica Merêncio Pagnan e Taise Cardoso Sacon.
Luciana Ferro Schneider
Engenheira Agrônoma – EPAGRI/Turvo
Tel. (48) 3529-0234
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua