Alternativa à Judicialização excessiva de medicamentos é tema de capacitação de Farmacêuticos do SUS na ADR Araranguá
Farmacêuticos do SUS que atuam nas Unidades de Saúde dos 15 municípios da Região do Extremo-Sul participaram na última sexta-feira, 29, de mais uma aula mensal do curso de capacitação em Gestão da Assistência Farmacêutica, promovido pela Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.
A discussão da capacitação foi em relação às alternativas à judicialização excessiva, já que hoje cerca de 80% das ações civis que a Secretaria de Estado da Saúde recebe são de medicamentos, ou seja, uma média 70 liminares por dia em Santa Catarina.
A coordenadora do curso, farmacêutica da Gerência Regional de Saúde, Adaiane Darós explicou que a Gerência de Saúde da ADR Araranguá tem como meta padronizar os medicamentos disponibilizados na Região, criando uma relação Regional de medicamentos disponibilizados pelo SUS, criada de acordo com o perfil epidemiológico local, entre outros fatores. “Os profissionais irão prescrever os medicamentos padronizados nesta lista, mas mediante justificativa técnica que demonstre inadequação, ineficiência ou insuficiência da prescrição do medicamento padronizado, outros poderão também ser prescritos”.
Outro objetivo é criar uma Comissão de Farmácia e Terapêutica, com profissionais dos 15 municípios, onde a comissão decidirá pela incorporação ou não de um medicamento na lista para disponibilização nas farmácias públicas. “Primeiro temos que esgotar todas as alternativas de medicamentos disponibilizados pelo SUS descritos através dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e se nenhum suprir a demanda do paciente, em último caso se parte para a judicialização, podendo investir mais em ações de prevenção e promoção na saúde”, conclui a coordenadora do curso.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua