Programas Estratégicos são discutidos em encontro mensal de capacitação de farmacêuticos do SUS na ADR Araranguá

Mais uma aula do curso de capacitação em Gestão da Assistência Farmacêutica, promovido pela Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 29, no auditório da ADR. O curso possui encontros mensais até o final do ano.
Participaram do encontro técnico farmacêuticos do SUS que atuam nas unidades de saúde dos 15 municípios da região do Extremo-Sul. Os palestrantes deste encontro foram a médica coordenadora de Agravos da ADR, Flavia Guerra, e o farmacêutico fiscal da Vigilância Sanitária da ADR, Diego Giusti Rodowanski.
Entre os temas discutidos, estavam algumas doenças tratadas com os medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, entre eles todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico e que possuam impacto sócio-econômico. As doenças atingem ou põem em risco a saúde das coletividades e têm como importante estratégia o controle e tratamento de seus portadores.
Segundo a farmacêutica bioquímica da Gerência Regional de Saúde, Adaiane Darós, ao Ministério da Saúde compete a elaboração dos protocolos de tratamento, o planejamento, a aquisição centralizada e a distribuição aos estados dos medicamentos, produtos e insumos, para os demais níveis de atenção. Ela citou que é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde o armazenamento dos produtos e a distribuição às regionais e esta aos municípios. Os Programas Estratégicos discutidos foram: Controle da Tuberculose; Controle da Hanseníase; DST/AIDS (Hepatites Virais) e Tracoma.
Também integrou as discussões a RDC 44/09, que estabelece os critérios e condições mínimas para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação de produtos e da prestação dos medicamentos nas farmácias, sendo que este conjunto de técnicas e medidas visam assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos medicamentos disponibilizados e dos serviços prestados nas farmácias públicas. Questões ligadas à estrutura física, recursos humanos, condições de armazenamento e dispensação de medicamentos e, principalmente, a atenção farmacêutica, onde o principal objetivo é a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promovendo seu uso racional, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários foram abordados.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua