Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ministrada palestra sobre agrotóxicos...

Ministrada palestra sobre agrotóxicos a jovens agricultores que participam de curso em Araranguá

agrotoxico palestra epagri 20160317 1743038142

Os 26 jovens agricultores que estão no curso de Empreendedorismo, Liderança e Gestão com foco em horticultura da Epagri, participaram na última quarta-feira, 16 de uma palestra com o médico Paulo Moritz, do Centro de Informações Toxicológicas do Hospital Universitário/UFSC, ministrada no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá (Cetrar).

Durante a palestra intitulada “Agrotóxicos e seus impactos à saúde”, o médico informou que, nos últimos dez anos, foram registrados oito mil casos de intoxicação, fora os que não se tem conhecimento (não são diagnosticados). Ele citou que os principais sintomas de alerta de intoxicação são dor de cabeça crônica, formigações, dores no corpo, depressão e insônia.

Para o palestrante, o problema pode não estar só em quem aplica os agrotóxicos, mas em quem consome os alimentos e também na água, no solo e no ar. Para finalizar, ainda disse que embora médico, sua saúde depende muito mais dos jovens agricultores ali presentes do que do sistema médico.

A engenheira agrônoma Lidiane Camargo, da Gerência Regional da Epagri de Araranguá, concluiu que a palestra fez parte do módulo que trata sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH, preconizado pela Epagri, que busca uma agricultura mais limpa, com menor utilização de agrotóxicos ou sua eliminação completa.

Mais informações:
Lidiane Camargo
Engenheira Agrônoma
Equipe de Ater/Epagri-GRAR
Fone: (48) 3529-0310
E-mail: lidianecamargo@epagri.sc.gov.br

{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}