Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri promove Dia de...

Epagri promove Dia de Campo sobre Arroz Orgânico e Tipo Especiais de Arroz em Meleiro

dia de campo arroz meleiro 20160229 1035456818

Visando incentivar o cultivo de arroz no sistema orgânico, a Epagri implantou no município de Meleiro uma UD com Arroz Tipo Especiais Orgânico, na propriedade da família dos agricultores Edio Bonfante e Elizabete. O experimento avaliou as diferentes densidades de semeadura do cultivar SCS 119 Rubi, SCS 120 Onixe desenvolvimento do cultivar SCS Tio Taka. Nesta propriedade a família cultiva arroz orgânico há oito anos, sendo que a produção é certificada pela Ecocert e comercializada através da Cooperativa Coopersulca.

Para divulgar o resultado da UD foi realizado o Dia de Campo na última quinta-feira, 25, com a participação de 17 famílias de agricultores, técnicos e o coordenador do Programa Grãos no Estado de SC, Engenheiro Agrônomo Donato Lucietti. Neste dia foram apresentados dados sobre a produtividade do arroz, como preparar o solo; o manejo da lâmina de água; diferentes densidades de semeadura.

O agricultor Edio Bonfante relatou que a mudança do sistema de cultivo convencional para o cultivo orgânico foi pensada inicialmente para cuidar da saúde da família e produzir um alimento saudável. Atualmente estão sendo cultivados na propriedade 07 ha de arroz orgânico branco, 02 ha de arroz Rubi e 0,7 ha de arroz cateto.

O líder do Projeto Grãos na UGT 8, Engenheiro Agrônomo Douglas George de Oliveira salientou a importância do manejo adequado da lâmina de água para o controle de plantas espontâneas no sistema de cultivo orgânico. Ele citou ainda o uso do marreco de pequim para ajudar no controle das plantas invasoras e de alguns insetos da lavoura. Para ele, a produção orgânica pode trazer vários benefícios ao produtor entre eles, ficar livre de trabalhar com produtos tóxicos, reduzir o impacto da produção no meio ambiente, produzir um alimento mais saudável ao consumidor.

Do ponto de vista econômico, o arroz orgânico tem aspectos positivos em relação a produção convencional, pois, mesmo com uma produtividade menor, o seu preço de venda é 20% maior e seu custo de produção é muito inferior dando uma boa lucratividade ao agricultor.

Eng. Agr. Douglas George de Oliveira
Projeto Grãos
Epagri – Gerência Regional de Araranguá
Fone: (48) 3529 0303

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9183-1799
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua