ADR Araranguá participa da 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, foi finalizada nesta quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/SC) e a Coordenadoria Estadual da Mulher (CEM/SC) e apoiada pela Secretaria de Estado da Assistência Social.
Da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, participou do evento a gerente de Assistência Social, Dione Helena Ramos Cesa, acompanhada das delegadas eleitas na Conferência Regional, Rosinei de Fátima Silva Bauer (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Sul) e Saionara de Araújo Pessoa (Sine).
O evento, que se iniciou no dia 23, contou com a participação de centenas de mulheres, de vários segmentos, e nele foram discutidas e votadas as propostas para o avanço nas questões das políticas voltadas às mulheres em todas as áreas, como saúde, educação, segurança, igualdade de salários. Hoje, Santa Catarina conta com 21 prefeitas, 26 vice-prefeitas e 387 vereadoras. As catarinenses ocuparam 44% dos postos de trabalho em 2014, mas o salário médio ainda é menor que dos homens. “A participação da mulher nos cargos eletivos ainda é muito pequena, por isso a luta por capacitações para que as mulheres sintam-se motivadas a disputar importantes cargos no Executivo e Legislativo por exemplo, porque desta forma, elas se fortalecem na defesa e na busca da igualdade de direitos”, acrescentou a gerente de assistência social da ADR Araranguá.
Na conferência, foram eleitas 83 delegadas catarinenses para levar as propostas estaduais a Brasília, na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres no mês de maio. Entre as delegadas, está a assistente social do Sine de Araranguá, Saionara de Araújo Pessoa.
{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}