Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Associação de produtores de...

Associação de produtores de banana orgânica de Timbé do Sul é beneficiada com recursos do Programa SC Rural

assinatura banana organica 20160224 1397031326

A Associação de agricultores ecologistas Vida Nova, com sede em Timbé do Sul e abrangência regional, assinou na terça-feira, 23, o contrato com o Fundo de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, para receber os recursos do projeto de melhoria da banana orgânica elaborado pela Epagri. O valor total do projeto é de R$ 555.550,00 (projeto apoiado pelo Programa SC Rural), sendo que 50% desse valor é contrapartida dos agricultores e os outros 50% são valores não reembolsáveis.

A engenheira agrônoma da Epagri de Timbé, Beatriz Bez Birolo, responsável pelo projeto, conta que o mesmo foi construído ainda em 2015 com a participação efetiva da diretoria e seus associados, juntamente com outros profissionais da Epagri. “Agora, depois de muito trabalho, começamos a colher os frutos. A partir dessa assinatura os agricultores poderão comprar os 25 equipamentos e construir as 9 casas de embalagens para a banana. Temos a certeza de que esses recursos e as capacitações previstas para o grupo, irão melhorar em muito a produção de banana orgânica”.

De acordo com presidente da associação, Pedro Elizeu Araujo Generoso, o projeto envolve 67 famílias que produzem banana orgânica com certificação em cinco municípios da região de Araranguá. Hoje há 250ha de banana orgânica. “A partir desses recursos será produzida banana orgãnica com melhor qualidade e mais quantidade. Além disso, muitos dos serviços que antes os agricultores faziam manualmente, agora irão fazer com o uso de equipamentos. Também, com mais casas de embalagens, as frutas serão melhores acondicionadas, colaborando para a melhoria do aspecto visual e atendendo normas sanitárias”, destacou.

Para o gerente regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, com a contratação desse projeto não ganha apenas a associação que irá adquirir equipamentos para facilitar as atividades, mas principalmente os consumidores, que continuarão tendo à sua disposição nas redes de supermercados do litoral catarinense, a banana prata catarina oriunda de produção orgânica devidamente certificada e produzida pela Associação de agricultores ecologista Vida Nova.

Reginaldo Ghellere
Gerente Regional
Epagri/Gerência Regional de Araranguá
Contato: 48-35290303 ou 91485003

{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text} {readmore}{/article}