Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR Araranguá informa mudanças...

ADR Araranguá informa mudanças no calendário de vacinação

mudancas vacinacao 20160114 1708142836

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá, por meio do Setor de Imunização, anuncia as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação que altera o esquema vacinal promovido pelo Ministério da Saúde contra hepatites A e B, poliomielite, meningite, pneumonia e HPV.

A gerente de Saúde da ADR Araranguá, Patricia Gomes Jones Paladini, reforça que as alterações tem comprovadamente grande eficácia na proteção contra as doenças e que, principalmente, os pais devem ficar atentos às mudanças, para garantir a proteção dos filhos na hora da vacinação, feita nas Unidades de Saúde de cada município.

O responsável pelo setor de imunização/sala de vacina da Gerência de Saúde da ADR, enfermeiro Nilo Humberto de Souza, e a enfermeira da epidemiologia, Valdete Schuelter Tartare, explicam que as mudanças que foram orientadas pela equipe técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde e já repassadas aos municípios da área de abrangência da ADR Araranguá começaram a vigorar neste mês de janeiro, motivadas pela alteração da situação epidemiológica e atualização na indicação das vacinas.

As alterações são específicas para cada uma das vacinas. No caso da Hepatite B, foi ampliada a oferta para toda a população independentemente da idade ou condição de risco. Em relação à Hepatite A, houve a alteração para a administração da vacina de 12 para os 15 meses de idade (até os 23 meses), para reduzir o número de vacinas injetáveis aos 12 meses.

No caso da poliomielite, antes, a imunização era aplicada em três doses: a vacina injetável (VIP) aos 2 e 4 meses de idade e a vacina oral (VOP, também conhecida como “gotinha”) aos 6 meses. Duas doses de reforço estavam previstas aos 15 meses e aos 4 anos, ambas com a vacina oral. O que mudou agora é que a terceira dose da vacina passa a ser injetável em vez de oral. A versão oral da vacina continua sendo indicada para os reforços aos 15 meses e 4 anos.

Já na vacina pneumocócica 10 valente, contra pneumonia, o esquema básico terá duas doses (aos 2 e 4 meses) e reforço preferencialmente aos 12 meses. Para as crianças de 1 a 4 anos, não vacinadas anteriormente, será administrada dose única. Antes era aplicada em três doses – aos 2, 4 e 6 meses de idade – mais um reforço entre 12 e 15 meses.

Na vacina meningocócica C, contra a meningite, o esquema básico permanece com duas doses, aos 3 e 5 meses de idade, e o reforço passa a ser indicado para os 12 meses de idade (antes era aos 15 meses). Para as crianças de 1 a 4 anos, não vacinadas anteriormente, também será administrada dose única.

Houve também mudança no esquema vacinal contra o HPV (papiloma vírus humano), vacina que antes era aplicada em três doses. Agora, são apenas duas doses com intervalo mínimo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos. Apenas as mulheres de 9 a 26 anos com HIV deverão continuar recebendo as três doses (0, 2 e 6 meses).

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9183-1799
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support