Gerência de Saúde reúne profissionais para debater pré-natal
Aproveitando a Campanha Outubro Rosa, a Gerência de Saúde da 22ª Secretaria de Desenvolvimento promoveu neste mês dois encontros com médicos e enfermeiros que atuam na estratégia da saúde da família da região, para conversar sobre temas envolvendo gestantes, sendo que o primeiro foi o ‘Passo a Passo do Pré-Natal na Atenção Básica’ e o segundo ‘Classificação de Risco no Pré-Natal’.
A médica Lorena Rodrigues especialista em Ginecologia e Obstetrícia repassou algumas informações aos participantes, falando da importância do acolhimento e acompanhamento das gestantes e também do Cadastro SISPRENATAL, que está inserido na Rede Cegonha.
Segundo ela, este cadastro consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério. Também prevê contribuir para identificação de fatores que caracterizam a gravidez de risco, buscando promover a segurança de mãe e filho, além de auxiliar na identificação de complicações responsáveis pelas causas de morbidade e mortalidade maternal e perinatal.
A médica comentou ainda sobre os exames que devem ser feitos, acompanhamento, doenças que afetam as gestantes, medicamentos que devem se evitados, entre outros assuntos. Lembrou também que as pacientes faltosas, devem ser resgatadas e que a gestante nunca deve voltar da unidade sem ser devidamente acolhida, mesmo que não seja dia de pré-natal.
A gerente de Saúde da 22ª SDR, Patrícia Gomes Jones Paladini, enfatizou a importância de um pré-natal de qualidade nos municípios, pois assim o retorno será satisfatório e conseqüentemente aumentará os indicadores maternos infantis e neo-natal. “Anualmente o Ministério da Saúde avalia doenças e mortalidade da mãe/filho, por isso, sempre salientamos a importância do trabalho de vocês nas unidades de saúdes. Precisamos de profissionais comprometidos em aumentar estes índices no Extremo-Sul”, finalizou.
A capacitação foi organizada pelas responsáveis pelo setor de Atenção Básica da 22ª SDR, Débora Rodrigues e Patrícia Tomé.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}